sábado, 8 de outubro de 2016

Guerra de Canudos


Dando continuidade as postagens sobre conflitos populares no Brasil do final do século XIX e inicio do século XX, hoje vamos falar de Canudos.


Canudos

Canudos era um pequeno povoado no século XVIII às margens do rio Vaza-Barris, n o estado da Bahia.
Em 1893 com a chegada de Antonio Conselheiro e seus seguidores foi rebatizada de Belo Monte.


Antonio Conselheiro

Antônio Conselheiro, entre outros devotos, propagava a salvação da alma e o povo tinha fé que seu messias os ajudariam a sair daquela situação precária. A igreja começou a perder seus fiéis para um falso religioso, na concepção do governo, e assim ele passou a ser malquisto pela Igreja. No ano de 1896, o arraial contava com mais ou menos 20 mil sertanejos que repartiam tudo entre si, negociando o excesso com as cidades vizinhas, adquirindo assim os bens e produtos que não eram gerados no local.

"O sertão vai virar mar" Uma das mais conhecidas frases de Antonio Conselheiro, que deu até uma música de Sá & Guarabira - "Sobradinho". Naquele sertão árido de Belo Monte, onde as plantações e o gado morriam pela seca implacável, Conselheiro vaticinou, que o sertão iria virar mar, no sentido que Deus iria dar chuva em abundância, salvando o povo da fome e da sede.
Podemos traçar um paralelo com a Guerra do Contestado, e verificar as coincidências, de ambos conflitos:
Em ambos os lugares existia uma população humilde e  muito pobre, que mal subsistia às custas de sua lavoura e de suas terras. Em ambos existiu a figura de um "homem santo" ; José Maria em Contestado e Antonio Conselheiro em Canudos, ambos foi no inicio da Republica, que enviou seu exército para acabar com ambas rebeliões.


Aos poucos, construiu-se em torno de Antônio Conselheiro e seus adeptos uma imagem equivocada de que todos eram "perigosos monarquistas" a serviço de potências estrangeiras, querendo restaurar no país o regime imperial, devido, entre outros ao fato de o Exército Brasileiro sair derrotado em três expedições, incluindo uma comandada pelo Coronel Antônio Moreira César, também conhecido como "corta-cabeças" pela fama de ter mandado executar mais de cem pessoas na repressão à Revolução Federalista em Santa Catarina, expedição que contou com mais de mil homens.

A Destruição de Canudos


Foram instituídas três empreitadas militares, que foram vencidas pelos seguidores de Antônio Conselheiro. Em virtude de tamanha dificuldade, o Governo Federal assumiu o comando. A quarta expedição foi organizada pelo então ministro da Guerra, Carlos Bittencourt, o qual recrutou cerca de 10 mil homens que, comandados pelo general Artur Costa, apoderaram-se de Canudos e promoveram um terrível massacre, no qual muita gente inocente morreu, principalmente idosos e crianças, que só buscavam uma melhor qualidade de vida. A Comunidade de Canudos foi arrasada no dia 05 de outubro de 1897, entrando para a história como o palco do mais intenso massacre já presenciado na história.





Fontes:  Wikipédia, http://www.infoescola.com/historia/guerra-de-canudos/,https://br.images.search.yahoo.com , http://www.sohistoria.com.br/ef2/canudos/

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...