Voltando a falar sobre a República, hoje vamos falar da Era Vargas, o Estado Novo.
Na última postagem falamos da República Velha de 1889 até 1930.
Hoje falaremos do período de 1930 até 1945.
Como dissemos antes nas eleições de 1930, foi eleito Julio Prestes, um político de S.Paulo, cessando assim a política do café-com-leite.
Julio Prestes não toma posse devido a um golpe de estado, Getúlio Vargas, um político de São Borja - RS assume o governo provisório.
Apoiado pelos militares Getúlio Vargas começou com reformas que centralizavam o poder, eliminando órgãos legislativos, federais, estaduais e municipais.
Ele indicou representantes para governarem os estados da federação, fato que desagradou, sobremaneira, as oligarquias que dominavam o Brasil, dentre elas a oligarquia cafeeira de São Paulo.
Com isso São Paulo declarou guerra à união com a Revolução Constitucionalista de 1932.
Essa revolução durou menos de três meses, (09.07.32 a 04.10.1932) com São Paulo derrotado, Getúlio prendeu e exilou seus principais lideres.
Getúlio convocou a Constituinte em 1934, deu maiores poderes ao executivo, criou reformas trabalhistas que davam garantias ao empregador (CLT), sancionou o voto secreto e o voto da mulher.
Com apoio do Congresso, Getúlio Vargas, conseguiu mais um mandato que durou de 1934 até 1937.
Nesse segundo mandato foram destaques a luta de duas correntes de pensamento político (fascista, inspirado em Mussolini da Itália) através do Ação Integralista Brasileiro (A.I.B), e a democrática, representada pela ANL - Aliança Nacional Libertadora, que defendia a reforma agrária, a luta contra o imperialismo, e a luta trabalhadora.
Plínio Salgado, principal líder da A.I.B. Luiz Carlos Prestes, principal líder da A.N.L.
A A.N.L apoiada por militares om orientações do movimento comunista internacional, tentou um golpe de estado contra Getúlio Vargas (Intentona Comunista) em 1935.
O movimento foi sufocado pelas tropas leais ao governo.
Por causa desse movimento da esquerda, frustado por Getúlio, ele determinou o cancelamento das eleições presidenciais prevista para 1937, fechou o Congresso, perseguiu seus inimigos políticos e principalmente o partido comunista, e governou o país numa ditadura chamada de "Estado Novo" que durou até 1945.
Durante esse período uma nova Constituição foi criada, baseada na Constituição da Polônia de tendência fascista.
Getúlio aprimorou as leis de proteção ao trabalhador, como descanso semanal remunerado, salário minimo, Código Penal, e o Código de Processo Penal.
Sob o mote do perigo comunista, ele obteve apoio da classe média.
Foto de Walt Disney com Graça Aranha por ocasião do lançamento do desenho do Zé Carioca, que era amigo do Pato Donald (alusão à amizade do povo do Brasil com o povo americano)
Em princípio apoiando os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) ele mudou radicalmente de opinião e depois de um encontro com o presidente americano Franklin Delano Roosevelt, foi criada a Força Expedicionária Brasileira (F.E.B) que foi lutar contra as forças do Eixo na Itália.
O acordo de apoio do Brasil aos aliados deu-se também devido ao apoio financeiro dos EUA para construção da Cia. Siderúrgica Nacional com um empréstimo de 20 milhões de dólares.
Com a derrota das forças nazi-fascistas, um movimento de forte oposição começou no Brasil, dando por fim a Era Vargas,que convocou eleições diretas vencidas pelo General Eurico Gaspar Dutra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário