Olá, pessoal!
Voltando às publicações dos livros mais pedidos em vestibulares e no Enem, hoje vamos falar de "O tempo e o vento" de Érico Verissímo.
O livro é composto de três partes:
O Continente publicado em 1949
O Retrato publicado em 1951
O Arquipélago publicado em 1961
Érico Lopes Veríssimo nascido em 17 dezembro de 1905 em Cruz Alta, e falecido em 28 de novembro de 1975 em Porto Alegre.
Além de "O tempo e o vento", outras obras conhecidas são: "Olhai os lírios do campo" e "Incidente em Antares"
A primeira parte da trilogia, O Continente, trata da formação do estado do Rio Grande do Sul, através da saga das famílias; Terra, Cambará,Caré e Amaral.
O livro conta o nascimento de Pedro Missioneiro, que terá um encontro com Ana Terra, filha de paulistas de Sorocaba. Dessa relação nasce Pedro Terra.
O pai e irmãos de Ana Terra furiosos com a gravidez de Ana, matam Pedro Missioneiro.
Numa invasão dos castelhanos à fazenda da família Terra, o pai e os irmãos de Ana são mortos e ela violentada.
Ela parte então para Santa Fé, onde se desenrola a ação de o Tempo e o Vento.
Pedro Terra tem uma filha Bibiana Terra que se apaixona pelo Capitão Rodrigo Cambará.
Os sete capítulos de o Continente, contam a história da formação do Rio Grande do Sul, suas revoluções "Revolução Federalista" 1893/95, Farroupilhas, a Guerra do Paraguaia e Contra Rosas (contra o ditador argentino Juan Manoel de Rosas).
A segunda parte da trilogia é o Retrato, toda a história é o contraste entre o Dr. Rodrigo Cambará, homem da cidade e seu pai Coronel Licurgo.
Dr Rodrigo, médico, elegante da cidade, com hábitos finos e requintados. Com o tempo seus hábitos e seu julgo de homem fino e com ar superior, vai se degradando, e já é um arremedo do retrato pendurado na parede. O contraste entre o retrato e o Dr. Rodrigo atual, é uma referência ao famoso "Retrato de Dorian Grey" de Oscar Wild.
As noticias e acontecimentos do início do século XX chegam pelos jornais e telégrafos, mas não causam grande influência nos personagens, que preferem ver os acontecimentos passarem, sem fazer parte deles, ao contrário de o Continente, onde os personagens interagem com a história.
A terceira e última parte é O Arquipélago. A ação se passa no Rio de Janeiro, então capital do país. O Dr. Rodrigo Cambará é eleito deputado federal.
Personagens reais como Getúlio Vargas, Graça Aranha, Luis Carlos Prestes participam dessa parte da trilogia ao lado do Dr. Cambará.
A família Cambará relaciona-se com várias correntes da sociedade da época, entre eles surge Floriano, um alter ego do próprio Érico.
Na época da produção dessa parte do livro Érico Veríssimo já sofria bastante com suas enfermidades do coração.
Baseado na obra de Érico Veríssimo foram feitos filmes e uma minissérie baseado em o Tempo e o Vento.
Muito bom o seu parecer sobre o livro. Parabéns!!!!
ResponderExcluir