sábado, 15 de outubro de 2016

Olá, pessoal.

Dando continuidade aos livros mais pedidos na Fuvest e Enem vamos falar do maior escritor do Brasil, Machado de Assis, e sua obra Dom Casmurro.


Escrito em 1899, conta a história de amor, ódio e ciúme entre Bentinho e Capitu.
No começo da história Bentinho escuta uma conversa de sua mãe com José Dias, um amigo da família, tratando de seu envio a um seminário, como promessa feita por sua mãe.
Lá ele conhece Escobar,  de quem se torna grande amigo.
Depois do curso de direito feito no Largo S.Francisco em S.Paulo, Bentinho casa-se com Capitu, um velho amor de infância. Escobar, por sua vez casa-se com Sacha, e logo tem uma filha, que em homenagem à Capitu, recebe o nome de Capitulina. Enquanto isso,  Capitu e Bentinho não conseguem ter o seu filho.

Com o tempo Capitu engravida, e retribuem a gentileza batizando o menino com o primeiro nome de Escobar, Ezequiel.
Segundo Bentinho, o filho de seu relacionamento com Capitu parece cada vez mais com Escobar, morre repentinamente afogado na praia.
Bentinho e Capitu se separam após uma viagem para Europa. Bentinho retorna ao Brasil sozinho e Capitu morre no exterior.
Bentinho nunca reconheceu Ezequiel como seu filho legitimo, sempre atormentado achando que Capitu o traiu.
Por fim Ezequiel  morre de febre tifoide, e Bentinho acaba seus dias na amargura e no remorso.
Esse romance, devido a sua trama, a força dos personagens principais e o drama que envolve a história, é um dos maiores romances da literatura brasileira.
A dúvida entre os críticos e os leitores da obra persiste até hoje. Afinal Capitu traiu ou não traiu Bentinho ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...