terça-feira, 4 de outubro de 2016

Hoje iremos falar de uma figura controvertida no mundo da animação e do cinema: Walt Disney.

Walt Disney nasceu em 05 de dezembro de 1901 em Chicago. Ainda em criança ele já se interessava pelo desenho, tendo se matriculado  num curso de correspondência aos sábados.
Durante a Primeira Guerra Mundial, aos 17 anos, ele se alistou na Cruz Vermelha.
Em 1919 voltou ao Kansas e em 1922 abriu junto com um sócio um escritor de ilustrador de comerciais.
Seu primeiro filme "Branca de Neve e os sete anões" de 1937, rendeu mais de 1 milhão de dólares.
Em 18 de julho de 1955, foi inaugurada a Disneylândia em Anaheim - California.
Disney morreu em 15 de dezembro de 1966 de câncer no pulmão.
Uma lenda que ainda corre é sobre o congelamento criogênico de seu corpo, para num futuro, com  a descoberta da cura do câncer ele fosse descongelado. Esse boato surgiu a partir de um pequeno artigo da revista Ici Paris em 1969. Na verdade Disney foi cremado e suas cinzas residem no Forest Lawn Memorial Park em Glendale, Califórnia.


Disneyland



Walt Disney

Walt Disney foi o criador de Mickey Mouse e de muitos outros personagens de nossa infância. Fundador de uma moderna companhia de multimídia e parques temáticos, dentre estes a Disneylândia e a DisneyWorld, Walt Disney contribuiu significantemente para o campo do entretenimento, assim como para nossas fantasias de infância. Sua imaginação mudou o mundo para sempre.

Mickey


Figura controvertida, Walt Disney colaborou com o FBI, para revelar nomes de artistas de Hollywood, supostamente engajados com o comunismo.
O escritor Marc Eliot em O príncipe sombrio de Hollywood (Ed. Marco Zero), revela que teve acesso ao próprio FBI, que detinham informações sobre a colaboação de Disney. Segundo dados obtidos, essa colaboração começou em 1940, quando o escritor tinha 39 anos.

No clima de perseguição, Disney também participou ativamente do Communist Pictures, um grupo de representantes do FBI dedicados a localizar subversivos. Entre os que se uniram a esse movimento, estava um ator de segunda categoria, então desconhecido do grande público: Ronald Reagan. O dossiê do FBI sobre aquele que se tornaria presidente dos Estados Unidos entre 1981 e 1989 é eloqüente. Militante sindicalista, Reagan logo tornou-se suspeito por sua atuação no comitê dos cidadãos para as artes, ciências e profissões liberais, considerado uma fachada para os comunistas. 

Era a época do macartismo, inspirado no senador Joseph Raymond McCarthy, que perseguiu artistas e intelectuais ligados as idéias comunistas. Um dos seus alvos mais famosos foi o diretor e ator Charles Chaplin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...