Vamos falar da Inquisição, ou o Tribunal do Santo Ofício
Criada pelo papa Gregório IX no século XIII, seu papel era investigar, prender, julgar e executar todos aqueles que se opunha aos dogmas da Igreja Católica, ou a desafiá-la sobre qualquer outro motivo.
Em 1252 o papa Inocêncio IV, publica um documento "Ad Exstirpanda, onde utiliza o uso da tortura para conseguir a conversão.
Um caso muito conhecido dos perseguidos pela Inquisição foi o de Galileu, que foi obrigado a se retratar de suas afirmações científicas que iam contra as normas da Igreja.
Malleus Maleficarum - "O martelo das bruxas" Foi um manual criado em 1486 ou 1487, pelos frades dominicanos: Heinrich Kraemer e James Sprenger, em cumprimento da bula papal "Summis Desiderantis Affectibus" de Inocêncio VIII. Nele os Inquisidores encontravam maneiras de descobrir que usasse bruxaria.
No século XV a Inquisição teve uma breve decadência, voltando com força nos séculos seguintes, especialmente nos reinos hispânicos, onde seus reis resolveram se apossar das riquezas dos judeus na época, forçando-os à conversão ou os expulsando das terras da Europa.
Tomás de Torquemada
Tomás de Torquemada, nasceu em 1420 e morreu em Ávila em 1498.
Ele era protegido da rainha Isabel de Espanha, e seus poderes se tornaram muito grandes, na perseguição e no subjugo dos "hereges"
Torquemada sobre a proteção de Isabel de Espanha cometeu arbítrios e atos que geravam a espetaculização como em 1490 onde 8 judeus foram acusados da crucifixão de crianças, e torturados.
O que nos leva a crer que o poder em nome de um homem só causa soberba e arbitrariedade.
Em Portugal no ano de 1497 forçou a conversão de judeus, o que gerou protestos e conflitos.
Números estimados dizem que a Inquisição matou mais de 50 mil pessoas ao redor do mundo, a grande maioria eram mulheres acusadas de bruxaria.
A propósito do número de mulheres ser maior que o de homens, cabe esclarecer, que na época ao homem cabia o sustento da casa, como caça, pesca, além de irem para guerra lutar por seus reinos. à mulher cabia os serviços caseiros, cozinhar, e limpar, e criar e usar unguentos parra doenças e outras enfermidades, então elas eram mais ligadas as alquimias e as ervas como forma de medicamentos, o que era tido na Igreja Católica, como prática de bruxarias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário