Batalha do Riachuelo
Batalha do Riachuelo (obra de Victor Meireles)
O que foi
A Batalha do Riachuelo foi um dos principais eventos militares ocorridos durante a Guerra do Paraguai. Aconteceu no dia 11 de junho de 1865, nas margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai (situado na província de Corrientes, Argentina).
Vitória brasileira na Batalha do Riachuelo
A estratégia paraguaia era boa. Aproveitariam o nevoeiro intenso da madrugada para atacar os navios de guerra brasileiros. Porém, um dos navios paraguaios apresentou um problema e fez com que todos outros chegassem atrasados (9h da manhã) para o ataque, num momento que o nevoeiro já havia passado. Com boas condições climáticas e visuais, as forças navais brasileiras, lideradas pelo Almirante Barroso venceram o Paraguai nesta importante e estratégica batalha.
A estratégia do Almirante Barroso também foi inusitada, aproveitando que os navios brasileiros eram de aço e ferro, e os navios paraguaios, na sua maioria de madeira, e muitos nem tinham a finalidade da guerra, mas eram navios mercantes, comandou a frota para abarroar os navios paraguaios e afundou muitos deles.
Alguns dados da Batalha do Riachuelo:
- A frota brasileira era composta por nove navios de guerra. Já a frota paraguaia possuía 8 navios de guerra.
- Cerca de 2.500 militares brasileiros combateram na Batalha do Rioachuelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário