Hoje iremos abordar um tema muito importante para a população de S.Paulo, o transporte público,
principalmente o Metrô de S.Paulo.
Obra da Linha 6 Laranja
O ritmo de expansão
do metrô de São Paulo desde 1995, quando o PSDB assumiu o governo do Estado,
tem sido tão lento quanto o das gestões anteriores e muito inferior ao de
outros países em condições comparáveis.
Dados obtidos pela Folha por
meio da Lei de Acesso à Informação apontam que a gestão tucana investiu R$ 30
bilhões em trilhos, trens e estações do metrô nos últimos 20 anos, quando
inaugurou 37,2 km de linhas e 27 estações.
Isso significa uma entrega de menos de 2 km de novas linhas por ano.
Trata-se de um valor semelhante ao obtido entre 1974, quando o metrô entrou em
operação, e 1994, quando governos da Arena, PDS e PMDB inauguraram 43,4 km e 41
estações
Seul, na Coreia do
Sul, inaugurou a sua malha de metrô apenas um mês antes da capital paulista, em
1974. Mas hoje, enquanto os paulistanos contam com uma rede de 80,6 km, a
cidade asiática possui 326,5 km —fazendo 8 km de metrô por ano.
No ritmo atual, a
capital paulista demoraria mais de 120 anos para ter uma malha similar à que
dispõe atualmente a capital sul-coreana.
Além da linha 4, a
gestão Alckmin também postergou a entrega da linha 17-ouro (São Paulo
Morumbi/Congonhas), prevista para a Copa de 2014, mas que agora só deve ficar
pronta em 2016. As 11 estações da linha 5, prometidas na campanha de 2010 para
serem entregues em 2014, deverão sair do papel só em 2017.
Independente de partido politico no poder, o importante é constatar a lentidão e o descaso que é dado ao transporte público sobre trilhos, que iria desafogar o trânsito caótico da cidade e fazer com que as pessoas deixassem o carro em casa!
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