segunda-feira, 10 de maio de 2021

Continuando as postagens sobre estilos musicais brasileiros vamos hoje falar do samba e de suas variações.






O samba foi criado no Brasil e sua origem são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros.

Inicialmente, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba". Os estudiosos apontam o Recôncavo Baiano como o berço do samba, especialmente o costume de dançar, cantar e tocar instrumentos em roda.






Após a abolição da escravidão, em 1888, e da instituição da República, em 1889, muitos negros se dirigiram à então capital da República, o Rio de Janeiro, em busca de trabalho.

Porém, qualquer manifestação cultural africana era vista com desconfiança e criminalizada, como a capoeira e o candomblé . Com o samba não foi diferente.

Assim, os negros começam a fazer suas festas nas casas das "tias" ou "vovós", verdadeiras matriarcas afrodescendentes que acolhiam os batuques. No Rio de Janeiro, o mais célebre desses lugares era a casa de Tia Ciata, mãe de santo carioca.

Da mesma forma, compositores de origem erudita como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, utilizam os ritmos africanos em suas composições. Ainda não era o samba tal como conhecemos hoje e, por isso, o chamavam de choro, valsa-choro e até mesmo tango. Outro que seguiria o mesmo caminho seria o compositor Heitor Villa-Lobos.


Raríssima gravação de Donga (pelo telefone) na TV Record na década de 60
ao lado de Chico Buarque; Caçulinha e seu regional e Hebe Camargo


Em 1917 foi gravado no Brasil aquele que é considerado o primeiro samba com o título "Pelo Telefone", com letra de Mauro de Almeida e Donga.



A palavra samba remete, propriamente, à diversão e à festa. Porém, como o tempo, ela passou a significar a batalha entre especialistas no gênero, a batalha entre quem improvisava melhor os versos na roda de samba. Um dos seguimentos do samba carioca, o partido alto, caracterizou-se por isso. Como disse o pesquisador Marco Alvito em referência à história da palavra:

“Um das possíveis origens, segundo Nei Lopes, seria a etnia quioco, na qual samba significa cabriolar, brincar, divertir-se como cabrito. Há quem diga que vem do banto semba, como o significado de umbigo ou coração. Parecia aplicar-se a danças nupciais de Angola caracterizadas pela umbigada, em uma espécie de ritual de fertilidade. Na Bahia surge a modalidade samba de roda, em que homens tocam e só as mulheres dançam, uma de cada vez. Há outras versões, menos rígidas, em que um casal ocupa o centro da roda. (ALVITO, Marcos. Samba. In: Revista de história da Biblioteca Nacional. Ano 9. nº 97. Outubro, 2013. p 80). ”

Existem variantes do samba, as quais mesmos os especialistas divergem sobre suas diferenças e igualdades.

Zeca Pagodinho viralizou nas redes sociais diante de uma pergunta de Jô Soares sobre as diferenças entre samba; samba canção e pagode.

Vamos tentar dirimir a dúvida, embora em nossas pesquisas não tenhamos ficado totalmente satisfeito com as respostas.

Acertei na milhar





Samba de breque - é àquele que é cantado e cortado por uma parada repentina, sendo continuado logo a seguir. Seu maior ícone foi Moreira da Silva.





Pagode: É atribuído ao samba tocado nos fundos de quintais e têm sua origens nas festas dentro das senzalas com bebidas, danças e alegria. O pagode, principalmente o modero tem como característica um pandeiro ao fundo.

Nomes como Lecy Brandão, Fundo de Quintal, Amir Guineto, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão fora incentivadores desse gênero dentro do samba , tocado de uma forma mais sincopada e mais romântica.


Jorge Aragão - Aí foi que o barraco desabou



Samba canção - surgiu no Brasil durante a década de 1920, teve influências de estilos estrangeiros como a balada estadunidense, o bolero cubano. É marcado pela dor de cotovelo e pelo pessimismo. 


Tradição - Dolores Duran


Com seu cativante ritmo, propício para se dançar colado ao parceiro, e sua temática romântica, ele invadiu a noite carioca e conquistou o país nas vozes de intérpretes como Linda Batista, Dick Farney, Dalva de Oliveira, Nora Ney, Elizeth Cardoso, Dolores Duran e Maysa ― as duas últimas também excelentes compositoras. Ao mesmo tempo que o samba-canção cultivava harmonias mais sofisticadas e modulações, que abriram caminho para a bossa nova, ele tinha também uma vertente extremamente popular, com campeões de vendas como Ângela Maria, Nelson Gonçalves e Cauby Peixoto





Ela disse-me assim  - Jamelão


Samba enredo: Samba enredo é o samba que embala os desfiles das escolas de samba. Seu ritmo é cadenciado e ao mesmo tempo ritmado com um refrão de fácil memorização e fácil de cantar.

Atrás da verde e rosa - samba enredo Mangueira 1994

Explode coração - Salgueiro - 1993

É Hoje - União da ilha- 1982








Partido alto: Em linhas gerais, o partido-alto do passado seria uma espécie de samba instrumental e ocasionalmente vocal (feito para dançar e cantar e ), constante de uma parte solada, chamada "chula" (que dava a ele também o nome de samba raiado ou chula-raiada), e de um refrão (que o diferenciava do samba corrido. Já o partido-alto moderno seria uma espécie de samba cantado em forma de desafio por dois ou mais contendores e que se compõe de uma parte de coral (refrão ou "primeira") e uma parte solada com versos improvisados ou do repertório tradicional, os quais podem ou não se referir ao assunto do refrão. São características marcantes do partido alto os sons dos tambores e atabaques.

Partido Alto - Chico Buarque

Nossas homenagens aos grandes sambistas brasileiras:


Beth Carvalho  - pout-pourri de Cartola


Deixa eu te amar - Agepê

Espelho - João Nogueira


Conversa de botequim - Noel Rosas

Essa foi uma pequena homenagem aos grandes sambistas brasileiros.



Fontes:
wikipedia.org
todamateria.com.br
google.com
youtube.com
historiadomundo.com.br
sabra.org.br
catracalivre.com.br
Mello, Zuza Homem - Copacabana - 2018 - Editora 34

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...