sexta-feira, 14 de maio de 2021




No dia 14 de maio de 1998 o mundo perdia uma de suas maiores vozes. Morria, em Los Angeles o cantor e ator Frank Sinatra, vítima de um ataque cardíaco. Nascido no dia 12 de dezembro de 1915, ele dizia que "não há no mundo um sujeito de mais sorte que eu". 



Filme High Society com Gracy Kelly (1956)




Da pequena cidade de Hoboken, em Nova Jérsei, perto de Nova York, ele ficou conhecido mundialmente. Eternizou clássicos na música, no cinema, foi milionário, teve belas mulheres e uma vida extravagante. 


I`ve got you under my skin (Cole Porter)



Chamado de Frankie pelo amigos e de Francis pelos íntimos, começou a ficar famoso a partir dos 26 anos, na Orquestra de Tommy Dorsey, ao lado de Jo Staford e Coanie Haynes. "Oh! Look at me now", em dueto com Jo, foi um sucesso nos Estados Unidos. Em 1943, já milionário, vendia discos no mundo todo e trabalhava em estúdios de cinema. Ao mesmo tempo, administrava sua fortuna com produtoras de filmes, companhia de aviação, gravadoras, construtora, negócios imobiliários, hotéis em Nevada e outros investimentos nas mais variadas áreas. 

I won´t dance
(Otto Harbach, Dorothy Fields, Jerome Kern, Jimmy McHugh, Oscar Hammerstein II)



Entre os seus sucessos como cantor destacam-se "Fly me to the Moon", "My Way" e "New York, New York". Ele também cantou com o brasileiro Tom Jobim a música "Girl from Ipanema", brindando um grande encontro e eternizando o clássico da bossa nova um estiloso dueto. 



Sinatra também estrelou mais de 50 filmes, entre os quais "Anchors Aweigh" (1945), "On The Town" (1949), "From Here To Eternity"(1953), em que levou o Oscar, "The Man With The Golden Arm", "High Society"(ambos em 1956) e "The First Deadly Sin" (1980). Também fez parte do Rat Pack, grupo de artistas da década de 1950 e 1960, que entre outros filmes, fez "Ocean's Eleven"(1960). Sua vida fora dos estúdios também despertava grande curiosidade. Sinatra foi casado com uma amiga de infância, Nancy Barbato, com quem teve três filhos. Contudo, sempre teve outras mulheres, entre elas Ava Gardner.

Frank Sinatra e Ava Gardner





Por causa da atriz, se separou de Nancy e sua carreira desandou. Emagreceu, quase perdeu a voz e seus filmes não saíam do estúdio. Sinatra só se recuperou após o Oscar de melhor ator com "From Here To Eternity".



Frank Sinatra se casou quatro vezes: com Nancy Barbato, Ava Gardnet, Mia Farrow e Barbara Marx.

O artista teve no total três filhos, todos frutos do seu primeiro casamento com Nancy, que aconteceu em 1939 e durou 12 anos. Os filhos do casal foram: Nancy Sinatra, Frank Sinatra Junior e Tina Sinatra.

Se despediu várias vezes, para retornar logo depois. Uma das marcas dessas despedidas foi o retorno com a belíssima "Let me try again" de 1974.

Let me try again




A primeira vez em que Sinatra esteve no Brasil foi em 26 de Janeiro de 1980. Chovia muito no Rio de Janeiro. Faltando uma hora para o início do espetáculo, Frank Sinatra já tinha avisado que, se não parasse de chover, voltaria para o hotel Rio Palace.


Temendo o pior, ou seja, o cancelamento do show, o empresário Roberto Medina, dono da agência Artplan Publicidade, responsável por trazer Sinatra ao Brasil, pegou o cantor pelo braço e o levou até a boca do túnel de acesso ao campo. Num dos maiores estádios do mundo, um público estimado em 175 mil pessoas aguardava, ansioso, o início do show.


New York New York



Sensibilizado com a multidão que tomava chuva à espera do show, Sinatra reviu sua decisão. "Não posso deixar essa gente na mão", disse, segundo jornais da época. "Vou cantar de qualquer jeito."


Ele e Medina se conheceram em 1977, quando o astro gravou um comercial para uma marca de uísque. Convencê-lo a se apresentar no Brasil não foi fácil. O pai de Roberto, o empresário Abraham Medina, bem que tentou, em 1955, sem sucesso.


Sinatra alegava que uma cartomante teria dito que, se viesse à América do Sul, seria assassinado. Conversa. Tudo não passava de uma desculpa inventada pelo próprio para escapar do assédio de empresários brasileiros.


Show no Maracanã


A sete minutos da hora marcada, algo mágico aconteceu: a chuva parou", relata outra testemunha ocular daquela noite, o jornalista Ruy Castro. Em Saudades do Século XX (1994), ele dá mais detalhes: "O céu se abriu sobre o estádio e as estrelas apareceram. E a maior delas também.

Sinatra, então com 65 anos, fez um show impecável em 75 minutos de espetáculo.

Assisti a todo o show pela televisão. Foi emocionante!

Sinatra voltou ao Brasil em 1981 e fez um show no Maksoud Plaza em São Paulo.


O artista faleceu aos 82 anos no dia 14 de maio de 1998, em Los Angeles, vítima de um ataque cardíaco.

My Way de Paul Anka



Fontes:
ebiografia.com
history.uol.com.br
google.com
youtube.com
bbc.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...