terça-feira, 11 de maio de 2021

 Vamos falar da obra de Prosper Mérimeée - Carmen

Prospér Merimée


κάθε γυναίκα είναι σαν χοληδόχος, αλλά έχει δύο καλές ώρες, το ένα στο κρεβάτι, το άλλο, όταν πεθαίνει


Toda mulher é como o fel, mas ela tem duas boas horas, uma na cama, a outra, quando morre.


Paladas, poeta grego do século IV A.D.








Carmen é um conto do escritor francês Prosper Mérimée publicado em 1845, adaptado várias vezes para o teatro e cinema e na famosa ópera de Bizet.

Narra a história da misteriosa cigana Carmen, uma mulher sensual e diabólica em busca de fama e dinheiro que torna a vida do simplório soldado José num verdadeiro inferno.

Habanera - Carmen (ópera de Bizet)


Filme de Carlos Saura - 1983

O filme de 1983 é excelente e está disponível no youtube. Com Pacco de Lucia, Laura del Sol e Antonio Gades.



O conto começa com um arqueólogo francês em busca do local exato da batalha de Munda, o arqueólogo se torna o narrador do conto e conta seu encontro com D. José um soldado atormentado que caiu em desgraça por causa de uma mulher, uma cigana chamada Carmen.

Por cometer vários crimes D. José é preso e condenado à morte. Começa então a narrar suas desventuras amorosas e sua perdição por um amor impossível.

"Nasci, disse ele, em Elizondo, no vale de Baztán. Eu me chamo José Lizarrabengoa, e conheceis suficientemente a Espanha, senhor, para que meu nome vos diga logo que sou basco e velho cristão." (p.24)


Conta de como conheceu Carmen, uma cigana que o enfeitiçou.

Conta como foi atender uma ocorrência onde uma mulher jazia esfaqueada e outra estava ao seu lado, Carmen; que depois de uma discussão por motivo banal esfaqueou a outra.

José levou a cigana presa, que o convenceu a soltá-la se insinuando para o jovem brigadeiro.

"- Meu oficial para  onde me levais ?

- Para a prisão minha pobre criança - respondi tão delicadamente quanto podia....

...Deixai-me escapar..." (p.27)

" Ela mentia, senhor, ela sempre mentiu. Não sei se em toda a  sua vida, aquela moça algum dia disse uma palavra verdadeira; mas quando ela falava em acreditava nela, era mais forte do que eu." (p.28)



José é rebaixado e preso. Ao sair da prisão, ele se torna um simples soldado. Ele reencontra Carmem, com quem passa um dia que lhe deixa apaixonado por ela. Ela o manipula para fechar os olhos diante de pequenos contrabandos. Em seguida, ela desaparece. Quando ele a reencontra, ela está nos braços de um oficial. Na confusão que se segue, dom José mata o oficial e Carmem o ajuda a fugir. Ele deixa Sevilha e se integra a um bando de contrabandistas liderado por Dancaïre. 



Dom José fica sabendo que Carmem é casada com Garcia, um dos membros do bando. Dom José sofre cada vez mais com a vida que passou a levar. O bando comete diversos crimes. Dom José, após uma discussão, apunhala e mata Garcia.

Dancaïre também é morto numa emboscada onde José fica ferido. José acaba se curando, mas está cada vez mais louco de ciúmes por Carmem, que está se relacionando com um picador chamado Lucas. José propõe que ele e Carmem fujam para a América, mas ela se recusa e diz que não o ama mais. Desesperado, ele a mata com duas facadas, a enterra junto com o anel que ele lhe havia dado, e se entrega às autoridades

"Joguei-me a seus pés, peguei-lhes as mãos, molhei com minhas lágrimas. lembrei-lhe todos os momentos de felicidade que passamos juntos.
 Ela me disse:
- Amar-te outra vez é impossível." (p.54)

 

"Golpeei-a duas vezes. Era a faca do Zarolho que eu pegara, quando a minha se quebrara. Caiu com a segunda facada, sem gritar.  Parece-me ver ainda seu grande olho negro olhar-me fixamente." (p.54)


"Em seguida, montei em meu cavalo, galopei até Córdoba e, no primeiro posto de guarda, dei-me a conhecer. Disse que matara Carmen; mas não quis dizer onde estava o corpo." (p.54)




Fontes:
wikipedia.org
duofox.com.br/carmen
youtube.com
google.com
Carmen - Merimée, Prospér - tradução Mary Amazonas Leite de Barros - círculo do livro - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...