quarta-feira, 19 de maio de 2021







Vamos falar hoje de um dos clássicos do cinema, o filme de Michael Curtiz de 1942 - Casablanca.





As time goes by (Max Stein)

Ilsa: Play it once, Sam, for old times' sake. Sam: I don't know what you mean, Miss Ilsa. Ilsa: [whispered] Play it, Sam. Play As Time Goes By. Sam: Why, I can't remember it, Miss Ilsa. I'm a little rusty on it. Ilsa: I'll hum it for you. [Ilsa hums two bars. Sam starts to play] Sing it, Sam. Sam: [singing] You must remember this A kiss is just a kiss A sigh is just a sigh The fundamental things apply As time goes by.


Humphrey Bogart - Ricky Blaine

Ingrid Bergman - Ilsa Lund

Paul Heirend - Victor Laszlo

Dooly Wilson - Sam

Claude Rains - Capitão Lou

Peter Lorre - Ugart


O filme venceu o Oscar de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.


Apenas o Café Rick foi construído para o filme

Muitos atores que interpretavam nazista, eram na verdade judeus. A atriz da foto (Madeleine Lebeau) tinha escapado dos nazistas. Ela  morreu em 1º de Maio de 2016 com 96 anos, a última que estava viva de todo elenco.


Humphrey Bogart era mais baixo de Ingrid Bergman e usava um sapato com uma plataforma adaptada.



Os diálogos em que Ilsa afirma que Victor Lazlo é seu marido quase foi cortado do roteiro devido à censura. Naquele período, uma mulher casada tendo um romance com outro homem era considerado imoral. Para a cena passar foi preciso fazer ajustes. Todas as cenas contendo insinuação sexual também tiveram que ser refeitas.




O inesquecível Sam na verdade era um baterista profissional. Quem tocou a melodia foi o pianista Elliot Carpenter. Dooley apenas imitou os movimentos das mãos de Elliot.

Paul Heinred era o mais antissocial do grupo, e achava Humphrey Bogart um ator medíocre.


Uma das cenas mais emocionante do filme, foi a interpretação da La Marseilhaise, composta por Claude Joseph Rouget em 1792 na guerra da França contra a Áustria. Mais tarde tornou-se o Hino oficial da França.

Os alemães estavam cantando "Die wachrt am Rhein" e Victor Lazlo incentivou o bar inteiro cantar o Hino da França, calando os alemães.

La marseilhaise

Reparem na interpretação de Ingrid Bergman, só com olhar ela demonstra toda a admiração que tem pelo marido Laszlo, mas não era amor de verdade; esse ela sentia por Ricky.

É uma das cenas mais belas do cinema de todos os tempos.



Ninguém sabia o final do filme, na verdade os atores detestavam que várias cenas eram gravadas de acordo com a evolução do filme.





Um excelente filme, eu mesmo assisti mais de 10 vezes. Está sendo exibido pela rede Telecine, mas podemos achá-lo também no youtube.





Fontes:
wikipedia.org
cinemaclassico.com
youtube.com
google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...