segunda-feira, 16 de novembro de 2020

 Relação entre o "Mito da Caverna" de Platão e o filme Matrix.


Mito da caverna - Platão



O mito da caverna, como também é conhecido, é um diálogo platônico apresentado no livro VII da República e tem como interlocutores Sócrates e Glauco. Sócrates apresenta uma situação na qual escravos se encontram presos no fundo de uma caverna com os olhos voltados apenas para o fundo dela.

Atrás deles há uma fogueira e, por trás dela, passam pessoas e objetos. Através do fogo, os objetos geram sombras que são projetadas de maneira distorcida na parede da caverna. Tudo que esses escravos conhecem até então são essas sombras e os ecos dos sons propagados do lado de fora. Isso para eles é todo o mundo.

Em um dia qualquer, um dos escravos consegue se soltar e caminha em direção à saída da caverna. Quando finalmente sai, ele descobre um mundo totalmente diferente do que conhecia antes.

Ao primeiro encontro com a luz solar diretamente nos olhos, o escravo tem um ofuscamento da visão, que pouco a pouco vai se desfazendo. Gradativamente, o escravo vai se acostumando a olhar na claridade e aprendendo a contemplar esse “novo mundo”.

Platão



Então, ele decide voltar à caverna e contar aos seus companheiros o que há do lado de fora, mas eles certamente não o reconhecerão e não aceitarão a sua nova versão da realidade. Diante disso, ele se encontra em um dilema: voltar e contar aos outros, que podem julgá-lo como louco e até matá-lo, ou ficar e contemplar um novo mundo sozinho?


Como relacionar as duas obras ?


Em Matrix, um filme de ficção científica de 1999, o protagonista Neo recebe a opção de escolher entre tomar duas pílulas: a vermelha ou a azul. É uma decisão grande, já que sua escolha determinará a maneira com que ele compreenderá tudo que existe ao redor dele.






Se Neo escolher a pílula azul, ele vai continuar inconsciente do fato que ele percebe a realidade como uma ilusão, uma simulação chamada “Matrix”. Pessoas que escolhem a pílula azul podem acreditar na realidade, mas não sabem que são manipuladas e usadas por outras entidades.





Por outro lado, se Neo escolher a pílula vermelha, ele acordará do sonho e verá que tudo que acreditou desde seu nascimento é uma mentira. Ele verá as coisas como realmente são e isso fará com que ele seja um inimigo do status quo."

Morfeu leva Neo até o oráculo, onde a profetiza pergunta para ele se leu a mensagem que estava na porta. Ele diz que não; então ela responde "Conheça-te a ti mesmo"


O oráculo - Martrix


Essa é a mesma mensagem contida no Templo de Apolo.


Templo de Apolo


Morfeu é o deus do sono na mitologia grega, voava silenciosamente e ao posar na cabeça de um ser humano o tocava com uma papoula vermelha. A pílula que Neo escolheu para saber a verdade também era de cor vermelha.

O filósofo Sócrates vai até o oráculo que como em Matrix também era uma mulher. Ela então lhe pergunta: O que você sabe, ao que ele responde: Só sei que nada sei.


Sócrates


Neo também é o escolhido a sair da caverna e visualizar o mundo real. Ele luta contra Matriz em busca da verdade.

No mito da caverna um dos prisioneiros também sai da caverna e enxerga o mundo não mais como sombras de uma fogueira mas com a luz do Sol. Em princípio foi difícil para ele ver, pois seus olhos doíam. Ele não estava acostumado a encarar o novo (Neo, significa "novo").

Assim como no século IV a.C os seres humanos se acomodam com as sombras e não procuram a verdade. Preferem viver com aquilo que lhes foi ensinado durante toda a vida, sem discutir e descobrir o Sol. Adotar o senso crítico e deixar as opiniões baseadas meramente em conhecimentos adquiridos durante a vida por opiniões e ensinamentos de outros, pelo senso comum (sempre foi assim) ; ( me ensinaram que era assim). Deixando a ciência, a verdadeira fonte do conhecimento de lado.

As pessoas, para se sentirem confortáveis, acreditam naquilo que lhes é mais cômodo. 

"Moisés desceu no Monte Horeb onde Deus apareceu numa sarça ardente e conversou com ele. (Êxodo 3)

Quem viu ? Só Moisés! Baseado nesse relato a Humanidade foi formado em torno do Antigo e Novo Testamento.

O profeta Maomé, recebeu do Arcanjo Gabriel as palavras do Corão durante o sono. Quem presenciou o encontro ? Ninguém. No entanto a religião que se formou em torno desse encontro tem mais de 1 bilhão de seguidores.

Não discuto a fé de ninguém, mas todos ainda vivemos como no mito da caverna, e àqueles que querem enxergar a luz do Sol são combatidos ferozmente e discriminados.



Fontes:
brasilescola.uol.com.br
pt.slidweshare.com
semprefamilia.com.br
google.com
biblegateway.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...