segunda-feira, 2 de novembro de 2020

 Finados.






Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos.


A religião protestante não reconhece o feriado do Dia de Finados como uma celebração, pois alegam que a data não está presente na Bíblia, consequentemente eles não têm motivos para comemorar ou homenagear.




Em inglês, o Dia de Finados é traduzido para All Soul's Day ("Dia de Todas as Almas", na tradução literal para o português).





O Dia de Finados é antecedido pelo Dia de Todos os Santos (1º de novembro), outra data que se dedica a homenagear a alma de todas as “pessoas santas” e mártires anônimos ao redor do mundo.





A comemoração do dia de Finados vem desde 998 onde um abade beneditino, Odilo de Cluny - que viveu na França entre os anos de 962 a 1049, ordenou aos monges de sua abadia que orassem pelas almas dos mortos.

No século XIII, o dia 02 de novembro foi instituído como dia de Finados.
Segundo Leon Denis " O mundo céltico e o mundo invisível" a tradição pode ter vindo dos druidas, espécie de sacerdotes celtas, que acreditava na existência da vida após a morte.
No México seguindo a tradição que veio, segundo alguns estudiosos, há mais de 3000 anos.
Lá a comemoração dura três dias, as pessoas se fantasiam e colocam máscaras de caveira, e desfilam pelas ruas tocando música e dançando, tudo regado a muita bebida e as comidas preferidas dos parentes mortos.


Segundo a lenda, nos dias 1 e 2 de novembro, os mortos têm a permissão para vir à Terra e visitar seus entes queridos. 


Por esse motivo, é que são preparadas algumas festividades, para que eles possam se sentir bem-vindos. 
Dentre elas, a família prepara as comidas preferidas dos entes falecidos, enfeitam suas casas para que fiquem bonitas, com flores, incensos e velas!



As iniciações funcionam assim: do meio-dia de 31 de outubro ao meio-dia de 01 de novembro, comemora-se a chegada do que eles chamam de "angelitos", que seriam as almas das crianças que se foram jovens. 
As velas e os altares desse dia são brancas. 
Do meio-dia de 01 de novembro até o meio-dia, do dia 02 de novembro, celebra-se a vinda das almas dos jovens e adultos que já se foram. 
Neste dia, as velas são todas coloridas, para homenagear a todos!

Nas Filipinas, a tradição agrega a família inteira, que vão visitar os túmulos, lavá-los e pintá-los, levando comida e flores.
Na Europa a tradição de visitar os cemitérios e levar flores também acontece. Em Praga, República Tcheca, os habitantes celebram o dia com máscaras, velas e caveiras de açúcar.
Na Guatemala, são lançadas grandes pipas, em homenagem às almas dos mortos






Fontes:


Wikipedia.org
ultimosegundo.ig.com.br
folha.uol.com.br
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...