terça-feira, 3 de novembro de 2020

Vamos falar hoje da obra do escritor francês Choderlos de Laclos, "Le liasisons dangereuses", em português "As relações perigosas".



 

Observava Baudelaire¹ depois de ler este livro, em 1856: “Este livro, se queima, só pode fazê-lo como queima o gelo”.

O fogo que arde no romance de Laclos é um “fogo gelado”. O emprego, por parte do poeta, dessa imagem petrarquiana ilustra tanto a paixão como a frieza que sentimos existir nessas cartas. 

Pierre Ambroise François Choderlos de Laclosnasceu em Amiens na França em 1741 e morreu em Tarento, Itália em 1803. Pertenceu ao Corpo da Real Artilharia. Em 1779 foi enviado para Rochefort e lá começou a escrever a obra Relações perigosas entre os anos de 1780 e 1781.

A obra foi publicada em 1782 e trata-se de um romance epistolar, contendo 175 cartas trocadas entre os personagens – como os protagonistas Visconde de Valmont e Marquesa de Merteuil -, o livro é considerado uma obra-prima da literatura erótica do século 18. O livro relata através das cartas trocadas por seus personagens a urdidura do enredo e a trama entre Marquesa Merteuil e o Visconde Valmont.

Sobre o livro o editor da obra da Durand-Neveu de março de 1782, escreveu:  "... Demais, acreditamos que o autor, embora pareça haver procurado a verossimilhança, tenha-a destruído ele próprio, estouvadamente, pela época em que situou os acontecimentos a que deu publicidade. Efetivamente muitas das personagens que pôs em cena têm tão maus costumes que é impossível supor que hajam vivido em  nosso século, nesse século de filosofia, em que as luzes, por toda parte espalhadas, tornaram, como todos sabem, tão honestos os homens e as mulheres tão modestas e reservadas..."

Hipocrisia e desfaçatez tão grandes  como a que observamos ainda hoje, naqueles que se dizem conservadores e defensores da família e dos bons costumes.






O famoso par libertino escandalizou e trouxe notoriedade para seu autor, ficando imortalizados na história da literatura como representação da decadência dessa aristocracia pertencente ao fim do Antigo Regime². 







Valmont e Merteuil foram amantes. Separados no passado por iniciativa dele, tornam-se cúmplices, mesmo à distância, de projetos cujo único objetivo é o prazer da conquista de boas almas – quanto mais recatadas e honestas, melhor – e usufruto carnal – um prêmio na verdade acessório – de seres desprotegidos de sua assustadora capacidade de dissimulação.





A Marquesa de Merteuil pede que o amigo e ex amante, o Visconde de Valmont, seduza a filha de sua prima Madame de Volanges. Seu objetivo é vingar-se de um antigo amante, ao qual a jovem Cecile fora prometida em casamento. De início, Valmont desdenha a oferta, julgando a presa fácil demais: seu alvo é a recatada Madame de Tourvel, que visita a casa de campo de sua tia enquanto o marido está no exterior a negócios.

Valmont descobre, entretanto, que Madame de Volanges tem escrito em segredo a Madame de Tourvel para prevení-la quanto ao seu caráter, e decide seguir o plano de Merteuil. Para levar a cabo seus propósitos, eles contam com a ajuda do professor de música de Cecile, o ingênuo cavaleiro Danceny, por quem a jovem está apaixonada mas que não é visto por sua mãe como um potencial noivo.

Valmont visita a tia e, fingindo agir como intermediário entre Cecile e Danceny, seduz facilmente a jovem. Mantém-se, contudo, firme na tentativa de vencer as resistências de Madame de Tourvel, o que finalmente acaba ocorrendo.

A Marquesa prometera a Valmont passar uma noite em sua companhia caso ele conseguisse levar a cabo seu plano com Madame de Tourvel. Recusa, contudo, conceder-lhe o prêmio pelo sucesso até que ele rompa definitivamente com a nova amante, e ameaça manchar-lhe a reputação de sedutor em Paris. Valmont termina cedendo e abandona Tourvel, que cai gravemente doente.

Valmont retorna a Merteuil, que entrementes tornara-se amante de Danceny, e cobra o imediato pagamento de seu prêmio. A Marquesa recusa, e os dois declaram guerra.

A Marquesa revela a Danceny que Valmont seduzira Cecile. Os dois duelam, e o último é mortalmente ferido. Antes de falecer, entrega ao rival uma coleção de cartas de Meurteil e pede a ele que visite Tourvel e revele a ela a natureza verdadeira de seu amor.

Após ouvir através de Danceny a mensagem de Valmont, Tourvel falece. O cavaleiro divulga as cartas de Meurteil, que é em seguida vaiada pelo público ao aparecer no teatro para assistir a uma ópera.


Carta 2 da marquesa de Merteuil ao visconde de Valmont no castelo de…

 

"Volte, meu caro visconde, volte: o que tem feito, o que tem a fazer em casa de uma velha tia cujos bens todos já lhe foram legados? Venha embora imediatamente; preciso de você. Ocorreu-me uma ideia excelente e gostaria de confiar-lhe sua execução. Essas poucas palavras deveriam bastar; e, muito honrado com minha escolha, deveria você, diligentemente, vir tomar minhas ordens de joelhos; mas você abusa de minhas atenções, mesmo depois de não mais desfrutá-las; e, entre um ódio eterno ou uma indulgência excessiva, para sorte sua, é minha gentileza que se impõe. De modo que consinto em contar-lhe minhas intenções. Só me jure que, cavaleiro fiel, não irá se envolver em nenhuma aventura enquanto não tiver levado  esta a termo. "




O livro foi adaptado para o cinema em onze ocasiões, Mais recentemente Stephen Frears(Dangerous Liaasons), em 1988, e Milos Forman, em 1989, realizam novas versões cronologicamente muito próximas uma da outra (menos de um ano), o que é raro no cinema

A versão do britânico Frears, estrelada por Glenn Close e John Malkovich, vencedora de três Oscars (roteiro adaptado, direção de arte e figurinos), foi adaptado da peça de Christopher Hampton. Além de Close (Marquise Isabelle de Merteuil) e Malkovich (Viconte Sébastien de Valmont), a fita tem no elenco outros grandes astros e estrelas do cinema internacional, como Michelle Pfeiffer (Madame Marie de Tourvel), Swoosie Kurtz (Madame de Volanges), Keanu Reeves (Le Chevalier Raphael Danceny), Uma Thurman (Cécile de Volanges).


Relações Perigosas - trailer





Carta 3 de Cécile Volanges a Sophie Carnay 



Não sei de nada ainda, minha boa amiga. Minha mãe recebeu ontem muitas pessoas para jantar. Apesar de meu interesse em observar, principalmente os homens, muito  me aborreci. Homens e mulheres, todos me fitavam bastante, e então cochichavam entre si; percebia claramente que falavam de mim, o que me fazia corar. Não conseguia evitar, e bem que eu gostaria, pois reparei que, quando fitavam as outras mulheres, elas não coravam; ou talvez o ruge que elas usam dissimule o rubor causado pelo acanhamento; uma vez que deve ser bem difícil não corar quando um homem nos encara fixamente






A Rede Globo produziu entre 5 de janeiro a 15 de janeiro de 2016, num total de 10 episódios, uma minissérie inspirada neste clássico. Com autoria de de Manuela Dias, recebeu o clássico nome Ligações Perigosas - minissérie) no elenco primordial a Marquesa de Merteuil foi interpretada pela renomada atriz Patricia Pillar e o Visconde de Valmont pelo ator Selton Mello, a jovem Cecília foi interpretada por Alice Wegmann e Mdm. Presidenta por Marjorie Estiano, ainda contando com Aracy Balabanian.

A minissérie retratou com mais detalhes os acontecimentos dentro do livro em questão, se tornando um marco para a então emissora e tendo bons índices de audiência.

 

Relações Perigosas - minissérie



Carta 4 Visconde de Valmont à Marquesa de Merteuil em Paris


"Cá estou, portanto, há quatro dias, entregue a uma forte paixão. Você sabe como desejo intensamente e como devoro os obstáculos: mas desconhece o quanto a solidão aumenta o ardor do desejo. Tenho apenas uma ideia; de dia penso nela, sonho com ela à noite. Preciso possuir essa mulher, para evitar o ridículo de apaixonar-me por ela: pois até onde não nos leva um desejo contrariado? Ó delicioso gozo! Imploro-lhe para minha felicidade e, sobretudo, para meu sossego. Que sorte a nossa as mulheres se defenderem tão mal! Ou não passaríamos, junto delas, de tímidos escravos. Sinto, neste instante, um sentimento de gratidão pelas mulheres fáceis, que naturalmente me traz a seus pés. Prosterno-me diante deles a fim de obter meu perdão, e assim concluo esta carta demasiado extensa. Adeus, belíssima amiga: sem rancor."

Contra quem enxerga um desfecho moralista, é possível apontar que Valmont e Merteuil na verdade descuidam de sua "profissão de fé no não envolvimento", e são tragados por amor e ódio que sistematicamente, com toda a pose, reprimiam desde a primeira carta. 

Carta 72 - Do cavaleiro Danceny ao Visconde de Valmont

"Estou informado de vosso procedimento para comigo, senhor. Sei também que,  não contente com me haverdes indignamente ludibriado, não receais vangloriar-vos, gabar-vos disso. Tenho a prova de vossa traição, escrita de vosso próprio punho, Confesso que meu coração acabrunhou-se, e senti vergonha por haver eu mesmo ajudado o odioso abuso que fizestes  de minha confiança cega. Não vos invejo, entretanto, essa vantagem; estou apenas curioso de saber se a conservarei toda sobre mim. Estarei inteirado disso se, como espero, vos dignardes a encontrar comigo amanhã, entre 8 e 9 horas, na porta de Vincennes, aldeia de Saint-Mandé. Cuidarei de fazer com que alise disponha de tudo o que será necessário aos esclarecimentos que me restam obter de vós."



A minha edição é a da Abril de 1980 com tradução de Sérgio Milliet. O meu livro é semelhante a esse abaixo, porém com a capa vermelha.








¹ - Charles Baudelaire - poeta francês
² - Antigo Regime se refere ao período da Revolução Francesa 1789-1799





Fontes:
pt.scribd.com
wikipedia.org
ri.ufs.br
jornal.usp.br
youtube.com
Laclos, Choderlas - Relações Perigosas - Ed.Abril - 1980 - Milliet, Sérgio
comtudo.com.br
google.com
mundoeducacao.uol.com.br
companhiadasletras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...