Academia
Plutarco em sua biografia do rei ateniense Teseu (o matador do Minotauro) diz que, depois de ficar viúvo aos 50 anos, o rei sequestrou a bela Helena de 12 anos (muito antes dela se casar com Menelau, conhecer Paris e ser a causa da Guerra de Tróia).
Devido a esse ultraje, seus irmãos gêmeos Castor e Pollux invadiram a Ática para libertar sua irmã e ameaçaram destruir Atenas. Academus poupou a cidade dizendo-lhes onde ela estava (escondida em Aphidnae). Por isso, Academus foi venerado pela cidade como um salvador. Também por esta razão os Tyndarids sempre lhe mostrou muita gratidão, e sempre que os lacedemônios invadiram a Ática, sempre pouparam as terras pertencentes a Academus, que ficava no Cephissus , seis estádios de Atenas.
Este terreno foi posteriormente adornado com planície oriental e plantações de oliveiras e foi denominado Academia em homenagem ao seu proprietário original.
Este bosque de árvores no lado noroeste da cidade, considerado seu túmulo, foi desde então dedicado à sua memória. Dentro desse bosque Platão deu suas palestras, e assim surgiu a frase "os bosques da Academe". Devido a isso, o nome de Akademos foi associado ao nome arcaico do local da Academia de Platão , a Hekademeia , fora dos muros de Atenas.
O local era sagrado para Atena , a deusa da sabedoria e outros imortais; desde a Idade do Bronze abrigava seu culto religioso, talvez associado aos deuses-heróis, os Dioskouroi ( Castor e Poldeukes ), e ao herói Akademos. Nos tempos clássicos, o nome do lugar evoluiu para Akademeia . Seu bosque sagrado fornecia o azeite de oliva que era distribuído como prêmio nos Jogos Panatênicos e contido nas ânforas panatênicas finamente decoradas apresentadas aos vencedores.
Inspirada o herói Academus, Platão criou a primeira Academia.
A História, na verdade usa o termo "herói" de várias maneiras. Academus tal como os colaboracionistas franceses na invasão nazista de 1940, ajudou o inimigo que invadia suas terras. No entanto Academus é considerado um herói, e o marechal Petáin, foi condenado à morte (pena comutada para prisão perpétua); por alta traição.
Academia de Platão, Academia Platônica ou Academia de Atenas foi uma escola fundada por Platão, por volta de 387 a.C. Trata-se da primeira universidade da história, na qual grupos de seus seguidores recebiam educação formal. A Academia continuou a existir até o século VI, quando o imperador Justiniano fechou-a como parte de seu plano de abolir a cultura helenista pagã.
Após sua viagem a Siracusa, Platão coloca em prática o projeto da Academia. Em “ A República" obra mais conhecida do filósofo, temos a ideia de uma república ideal, onde não haveria propriedades ou casamentos, as crianças seriam educadas comunitariamente pelo Estado e longe dos pais. Tudo para prepará-las para serem filósofos-governantes e dentre eles sair o filósofo-rei.
Platão, como cidadão ateniense, pôde comprar uma pequena propriedade no interior de uma área num dos mais belos subúrbios de Atenas. Considerada local público, esta era chamada Akademia ou Hekademeia, e ali havia um parque público com alamedas e belas árvores, adornada com estátuas, templos e sepulcros de homens ilustres onde haviam sido plantadas oliveiras. A Akademia era originalmente dedicada a um lendário herói ático chamado Akademos ou Hekademos, que emprestou seu nome à área.
A Academia era uma comunidade constituída pelos membros mais avançados e pelos jovens estudantes com diferentes graus de desenvolvimento. Somente aqueles que podiam se sustentar por um número considerável de anos se tornavam membros da Academia. Haviam diversas salas de aula e quartos para os discípulos, e Platão atuava como uma espécie de mentor, um guru intelectual, sem a hierarquia de um professor ou diretor. Não havia exames mas aparentemente, provas de maturidade, onde eram medidas as qualidades de estudo e de reflexão dos seus discípulos e ouvintes.
O mérito da Academia elaborada por Platão foi a de reunir pela primeira vez todas as características de uma verdadeira escola. Ao contrário das palestras dos gramatistés ou dos métodos dos sofistas, a Academia se dedicava a novos saberes, um corpo organizado de conhecimentos em um espaço próprio para o ensino dentro da cidade.
Ao contrário da escola de Sócrates, a academia continha um regulamento interno que previa a sua continuidade para além da morte do seu fundador. Platão se dedicou à Academia até os 81 anos de idade, quando morreu. Aristóteleses ambicionava ser o novo escolarca (líder ou diretor) da Academia, mas, para sua decepção, a instituição foi herdada pelo sobrinho de Platão, Speusipo, que foi escolarca durante oito anos. A Academia manteve-se durante cerca de nove séculos, tendo sido encerrada quando Damáscio era o escolarca, em 529 d.C., pelo imperador bizantino Justiniano I.
Fontes:
wikipedia.org
google.com
infoescola.com.br
todamateria.com.br
mitologia-grega.hi7.co/helena
Nenhum comentário:
Postar um comentário