Esse é um blog sobre curiosidades de português, história e cultura de maneira geral.
sábado, 31 de outubro de 2020
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
Vamos falar hoje de outra obra clássica de Júlio Verne, "Viagem ao centro da Terra".
Repousou cuidadosamente em sua mesa um pedaço de pergaminho de cinco polegadas de comprimento e três de largura, no qual se distribuíam em linhas transversais caracteres ilegíveis. Aqui está seu fac-símile exato. Faço questão de apresentar esses sinais estranhos, pois levaram o professor Lidenbrock e seu sobrinho à expedição mais estranha do século XIX:
quinta-feira, 29 de outubro de 2020
seuhistory.com
google.com
youtube.com
wikipedia.org
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Vamos falar hoje do conto de Mark Twain " A dog's tale" - A história de um cachorro.
Recolha um cão de rua, dê-lhe de comer e ele não morderá: eis a diferença fundamental entre o cão e o Homem.
Vamos agradecer aos idiotas. Não fosse por eles não faríamos tanto sucesso.
Algumas pessoas nunca cometem os mesmos erros duas vezes. Descobrem sempre novos erros para cometer.
Se estiver zangado, conte até cem; se estiver mesmo muito zangado, blasfeme.
É melhor merecer honrarias e não recebê-las do que recebê-las sem merecer.
A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau.
When the footman had finished and covered little Robin up, he patted my head, and there were tears in his eyes, and he said: "Poor little doggie, you saved HIS child!"
"Those poor creatures! They do not suspect. They will come home in the morning, and eagerly ask for the little doggie that did the brave deed, and who of us will be strong enough to say the truth to them: 'The humble little friend is gone where go the beasts that perish.'"
"Estas pobres criaturas! Elas sequer suspeitam. Voltarão para casa de manhã e ansiosamente perguntarão pela cachorrinha que praticou o ato corajoso e qual de nós será forte o bastante para lhes dizer a verdade: "a humilde pequena amiga partiu para onde as bestas perecem".
Essa postagem é uma homenagem ao Billy e a Sophie, seres que trouxeram e trazem alegria , luz e amizade.
Fontes:
dominiopublico.gov.br
tirodeletra.com.br
ebiografia.om
wikipedia.org
google.com
terça-feira, 27 de outubro de 2020
O Evangelho segundo Jesus Cristo.
O livro do escritor português José Saramago, publicado em 1991, logo no lançamento atraiu críticas ferozes da Igreja Católica, coisa já amplamente esperada uma vez que a Igreja quer para si o monopólio de contar a História de Jesus de Nazaré.
Quando saiu a público, em novembro de 1991, o Evangelho segundo Jesus Cristo suscitou reações polémicas de parte dos Católicos. Entre elas, a do Arcebispo de Braga Primaz das Espanhas, D.Eurico Dias Nogueira, proferida em Maio de 1992: "Um escritor português, ateu confesso e comunista impenitente, como ele mesmo se apresenta, resolveu elaborar uma delirante vida de Cristo, na perspectiva da sua ideologia político-religiosa e distorcida por aqueles parâmetros." D. Eurico continua: "A apregoada beleza literária, a existir nesta obra, longe de atenuante e muito menos dirimente, constitui circunstância agravante da culpabilidade do réu, seu autor."
Vital Capelo, no jornal O Arrais de Peso da Régua, afirma acerca de Saramago e do romance: "Sendo o autor um descrente, não deveria ter a ousadia de imiscuir-se em assuntos de natureza religiosa (...) sob pena de ser aplicado o velho «Quem te mandou, sapateiro, tocar rabecão?!»." E enfatiza: "a juventude de Jesus é puramente fantasista e fruto da imaginação do autor (...)", completando que "na parte respeitante ao adulto, Jesus é completamente deformado, já que se faz dele um milagreiro andante, cuja História é bem conhecida, sendo apresentado como um vulgar aventureiro, despido de todo o esplendor de que foi cercado."
"Quem não conheceu a si mesmo não conhece nada, mas quem se conheceu veio a conhecer simultaneamente a profundidade de todas as coisas."
"E a companheira do [Salvador era Maria Madalena. [Cristo amou] Maria] mais do que [todos] os discípulos, e costumava] beijá-la [frequentemente] na [boca]. Os demais [discípulos se ofendiam com isso e expressaram seu descontentamento]. Eles disseram "Por que você a ama mais do que a nós?" O Salvador respondeu-lhes, "Por que eu não vos amo como a amo?" ” — Atribuído a Filipe, Evangelho de Filipe |
"Viviam José e Maria num lugarejo chamado Nazaré, terra de pouco e de poucos, na região de Galileia, em uma casa igual a quase todas, como um cubo torto feito de tijolos e barro, pobre entre pobres. Invenções de arte arquitetônica, nenhumas, apenas a banalidade uniforme de um modelo incansavelmente repetido. Com o propósito de poupar alguma coisa nos materiais, tinham-na construído na encosta da colina, apoiada ao declive, escavado pelo lado de dentro, deste modo se criando uma parede completa, a fundeira, com a vantagem adicional de ficar facilitado o acesso à açoteia que formava o teto. Já sabemos ser José carpinteiro de ofício, regularmente hábil no mester, porém sem talento para perfeições sempre que lhe encomendem obra de mais finura. Estas insuficiências não deveriam escandalizar os impacientes, pois o tempo e a experiência, cada um com seu vagar, ainda não são bastantes para acrescentar, ao ponto de dar-se por isso no trabalho de todos os dias, o saber oficinal e a sensibilidade estética de um homem que mal passou dos vinte anos e vive em terra de tão escassos recursos e ainda menores necessidades."
O texto extraído do Livro está em português falado em Portugal.
Um mendigo aparece para José e Maria que estão a jantar. Maria pega uma porção de comida e coloca numa tigela e dá para o mendigo. Ao terminar de comer ele devolve a tigela e diz:
segunda-feira, 26 de outubro de 2020
Por que existem várias maneiras em português de se escrever porque ?
Porque quando se pergunta usamos o por que separado, na resposta o porque é junto.
Não sei por que sempre me fazem essa pergunta ?
domingo, 25 de outubro de 2020
Há 45 anos a ditadura militar matou o jornalista Wladimir Herzog.
Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...
-
Imperatriz Leopoldina. Maria Leopoldina da Áustria, foi uma arquiduquesa da Áustria, a primeira esposa do Imperador Pedro I e Imperatriz C...
-
A Metrificação é a forma utilizada na Poética para medição de versos (metro), sendo, portanto, o estudo dessa medida. Ela...
-
Vamos falar hoje do Primeiro Reinado no Brasil. Em 1808 a família real portuguesa foge de Portugal para o Brasil, escapando das garras de Na...