domingo, 31 de maio de 2020

Hoje é um dos dias mais importantes para àqueles que comungam a fé cristã. Hoje é dia de Pentecostes.

A palavra pentecostes vem do grego Πεντηκοστή (Pentikosti) que significa quinquagésimo.

Segundo a fé Cristã foi o dia em que o Espírito Santo desceu à Terra, sobre os discípulos de Jesus Cristo para reavivar sua fé na Ressurreição de Cristo (Atos 2:41).


8 chaves para compreender Pentecostes




O dia de pentecoste sempre ocorre num domingo e acontece 50 dias após a Páscoa.


Historicamente e simbolicamente está ligado ao Festival Judeus da Colheita (Shavuot) e remonta ao recebimento por parte de Moisés das Tábuas da lei, cinquenta dias após o início do êxodos.

Picart sukka.jpg




Tinha duração de sete semanas, desde o dia seguinte à Páscoa até o 50° dia, e era uma forma de agradecimento ao Senhor pelas boas colheitas. Por causa da forte influência da cultura grega sobre os judeus, por volta do século IV a.C., o nome “pentecostes”, que significa “cinquenta dias depois”, passou a substituir o nome de Festa da Colheita ou Festa das Semanas. Além do aspecto agrícola, a Shavuoth comemora também a revelação da Lei (Torah) a Moisés, no Monte Sinai, o que aconteceu sete semanas depois da saída do povo judeu do Egito.

Para a comunidade cristã, Pentecostes é descrito em Atos dos Apóstolos 2: no primeiro pentecostes após a morte de Cristo, 50 dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo. Conta-se que o acontecimento encheu o coração dos que haviam recebido a força, e deu a eles coragem para que pregassem a mensagem de Jesus pelo mundo. Cumpriu-se assim a profecia de Jesus, ao dizer durante sua ascensão aos céus, que enviaria seu Espírito Santo aos homens.


Vigília de Pentecostes: Aspectos litúrgicos e sua relação com o ...


No Brasil, a vinda do Espírito Santo é comemorada em diversas cidades no dia de Pentecostes, com a Festa do Divino Espírito Santo.



Fontes:
avida.livingwater.me
wikipedia.org
icalendario.br.com
google.com



Aposto e Vocativo




Aposto e vocativo são termos de uma oração. O aposto é uma palavra ou expressão que exerce algum tipo de relação com o substantivo ou pronome de uma oração. Já o vocativo é um termo independente. Assim, o aposto está subordinado a outro termo da oração, enquanto o vocativo, não.

O aposto pode ser classificado em: explicativo, enumerativo, recapitulativo ou resumidor, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação, e da oração.

Aposto x Vocativo | Língua Portuguesa


O aposto é uma palavra ou expressão que exerce uma função junto ao substantivo, pronome ou oração. Essa função pode ser explicar, especificar, resumir, comentar ou indicar algo, mas, atenção, o aposto não pode ser formado por adjetivo, apenas por substantivo ou pronome substantivo (um pronome que exerce função de substantivo).

Para exemplificar, vamos analisar a seguinte oração:

1. Santos Dumont, o pai da aviação, foi um inventor genial.

A expressão “o pai da aviação” é um aposto que exerce a função de explicar quem foi Santos Dumont.

Vamos analisar agora uma segunda oração:

2. Santos Dumont, persistente e corajoso, foi um inventor genial.

Nessa oração, os adjetivos “persistente” e “corajoso” exercem a função de predicativo do sujeito, isto é, atribuir uma condição ou qualidade ao sujeito; no caso, Santos Dumont.

Assim, a oração 1 explica que o Santos Dumont a que ela se refere não é qualquer Santos Dumont, é o “pai da aviação”. Já a oração 2 aponta as características (qualidades) de Santos Dumont, um indivíduo persistente e corajoso.


Exercícios sobre Aposto e Vocativo + Gabarito e Resumo da matéria

O aposto, normalmente, é separado, por vírgulas, da palavra ou expressão a que se refere. Isso ocorre nos seguintes tipos: explicativo, comparativo, circunstancial, e da oração.




O vocativo é uma invocação, um chamamento, um apelo. Ele é um termo independente, pois não faz parte da estrutura da oração.

Ativ. Aposto e Vocativo


Vejamos alguns exemplos:

Ó vida! Por que não tenho sorte?

Não pense, cara, que me esqueci daquele dia.

Lidiane, preciso que você me diga toda a verdade.

Crianças, venham jantar!



Fontes:
mundoeducacao.uol.com.r
google.com
normaculta.com.br

sábado, 30 de maio de 2020

O músico, cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia morreu aos 91 anos em um hospital particular de Fortaleza, na noite de ontem. Ele era um dos ícones da MPB na era do rádio por ser autor de peças musicais como 'Sentimental Demais', 'Alguém me Disse', 'Brigas' e 'Trovador', escritas ao lado do compositor capixaba Jair Amorim (1915-1993). A família do artista não se pronunciou sobre a causa da morte dele. Entretanto, Gouveia tinha sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral), que deixou sequelas motoras, em 2017, quando estava no Rio de Janeiro e acabou voltando para o Ceará.


Apesar de não ser confirmado a causa da morte pode ter sido Covid 19 adquirida no hospital onde estava internado para tratamento de um AVC .

A informação foi dada pelo biógrafo do artista, Ulysses Gaspar. O corpo de Evaldo Gouveia foi sepultado, na manhã deste sábado (30), no Cemitério Jardim Metropolitano, com a presença da esposa, a cantora Liduína Lessa, seguindo todas as normas recomendadas para sepultamento nesta época de pandemia.



Você talvez não saiba quem ele é, mas com certeza, já cantarolou ...



Brigas

Compôs em parceria com Jair morim sucessos como "Alguém me disse"; "Brigas"; "Sentimental demais"

Tudo de mim- Altemar Dutra


Somos iguais - Altemar Dutra


Alguém me disse - Gal Costa


Evaldo Gouveia e Jair Amorim são Os Donos da Música - Portal da ...
Jair Amorim e Evaldo Gouveia


Poema do olhar - Miltinho

Foram mais de 1200 composições com o eterno parceiro Jair Amorim falecido em 15 de outubro de 1993.


Sentimental demais - Altemar Dutra


Fontes:
entretenimento.uol.com.br
google.com
youtube.com
diariodonordeste.verdesmares.com.br

Vamos falar hoje da obra de Mark Twain "As aventuras de Huckleberry Finn.


Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), escritor americano que usou o pseudónimo literário Mark Twain, publicou em 1884 um romance intitulado The Adventures of Huckleberry Finn, que depressa se tornou imensamente popular e se encontra traduzido em várias línguas.


"Você não me conhece, a não ser que tenha lido As aventuras de Tom Sawyer, escritas por um tal de Mark Twain. Se você leu a história, com certeza se lembra de que eu e Tom descobrimos doze mil dólares escondidos na caverna dos ladrões. Ficamos ricos do dia para a noite. O juiz Thatcher tomou conta da nossa fortuna, colocou o dinheiro para render, de modo que passamos a ganhar um dólar por dia cada um. Que maravilha! A viúva Douglas decidiu me adotar, pois queria que eu me tornasse um menino civilizado. Não aguentei ficar em casa o dia todo fazendo sala para ela e fugi. Que delícia ter minha liberdade de volta, andar por onde bem entendesse! Tom Sawyer foi atrás de mim; falou um tempão na minha orelha, disse que queria formar uma quadrilha, mas que eu só poderia fazer parte se voltasse para a casa da viúva. "



AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN - Mark Twain - L&PM Pocket - A ...



Huckleberry Finn é um garoto que vive às margens do rio Mississipi e para se livrar de seu pai bêbado, embarca em uma jornada em busca da liberdade, acompanhado de seu melhor amigo, Tom. A narrativa desvenda o racismo, a hipocrisia e as convenções daquela sociedade, e possui um caráter de genialidade ao fazer uso da polifonia multicultural flagrada em seus personagens. Os diferentes sotaques e a presença da chamada "cor local", transformam a obra em uma pintura da época, que continua encantando leitores de todas as idades.

O romance conta a história do pequeno Huck Finn, uma criança arisca e avessa à escola e a toda a forma de disciplina, filho de um alcoólico inveterado, confiado a duas respeitáveis senhoras e protegido por um juiz, para que o pai não possa pôr as mãos num tesouro que o miúdo e o seu amigo Tom Sawyer haviam encontrado. 

Jim Daly (1940) | Art, Lithograph print, Childrens wall art


No entanto, o pai acaba por encontrar o garoto e ambos vivem juntos durante algum tempo, até que Huck foge com Jim, um escravo que pretende atingir o Norte dos Estados Unidos da América, onde a escravatura não existe, e assim encontrar a liberdade. 

Norman Rockwell's Tom Sawyer and Huckleberry Finn - Norman ...

Os dois companheiros separam-se e reencontram-se, no meio de peripécias várias, muitas delas perigosas, incluindo a associação com gente desonesta, diversas experiências violentas e a venda e posterior libertação de Jim, até que se sabe que uma das respeitáveis senhoras falecera, deixando uma fortuna a Huck e a liberdade a Jim. Ao saber que uma tia o quer adotar, porém, Huck foge da "civilização", de que se mostra farto, dirigindo-se para o Oeste ainda por desbravar.

Amazon.com.br eBooks Kindle: Las aventuras de Huckleberry Finn ...

Esta teia de sucessivas aventuras fez a celebridade da obra. Mas para a sua popularidade contribuíram igualmente outros fatores - o carácter parcialmente autobiográfico que Twain lhe deu, enxertando na obra as recordações da sua infância passada nas margens e nas águas do Mississípi; o paralelismo com factos historicamente verificáveis da História dos Estados Unidos, nomeadamente a escravatura e a luta pela sua abolição; o realismo das falas do escravo negro, que se exprime num peculiar dialeto das regiões do sul do país; a viva reprodução de formas infantis de falar, de pensar e de agir.



Tom Sawyer and Huckleberry Finn by FREEdige (Akın ÖZKAN) on ...



Por outro lado, Mark Twain insere o romance nas tradições mais fortes da literatura americana (associada a uma clara influência da literatura romântica europeia), na medida em que apresenta o pequeno Huck Finn como um herói que procura fugir da sociedade, numa tentativa de adquirir liberdade pessoal nas terras não desbravadas do Oeste mítico, onde a vida se pode construir voluntariosamente a partir do zero, longe das cidades, que corporizam uma ameaça à integridade e à identidade pessoais.


O tema das Aventuras de Huckleberry Finn é, de fato, o conflito entre a felicidade do homem no seio da natureza e a sua corrupção em sociedade. A trama romanesca é, efetivamente, uma metáfora dramática pela qual o romancista pretende evidenciar esse conflito.

Fala de liberdade numa sociedade ainda à sombra da escravidão, fala da hipocrisia onde senhoras religiosas aceitam que seres humanos sejam explorados. Huck representa o ideal de todas criança que quer aproveitar a liberdade, longe de amarras como deveres de escola, e de convivência na sociedade.



Fontes:
infopedia.pt
lafleusdelapetitsouris.blogspot.com
google.com
editoradeel.com.br


sexta-feira, 29 de maio de 2020

Morre, aos 63 anos, o jornalista Gilberto Dimenstein, vítima de câncer

O jornalista e escritor Gilberto Dimenstein morreu em 29 de maio de 2020, em São Paulo, aos 63 anos. Ele sofria de um câncer no pâncreas, com metástase no fígado. Foi fundador do site Catraca Livre e teve passagem por grandes veículos de imprensa do país, como Folha de S.Paulo, Correio Brasiliense, Veja, Rádio CBN e O Globo.




De origem judaica, Dimenstein nasceu em São Paulo, filho de um pernambucano descendente de poloneses e de uma paraense de ascendência marroquina. Formado na Faculdade Cásper Líbero,começou sua carreira no jornalismo em 1977, na revista Shalon, da Comunidade Judaica do Brasil. 



Morre aos 63 anos o jornalista Gilberto Dimenstein - Brasil - iG


Durante sua carreira, Dimenstein foi diretor da sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo e correspondente internacional do jornal em Nova York. Trabalhou também no Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Última Hora, revista Visão e Veja. Além disso, foi acadêmico visitante do programa de Direitos Humanos da Universidade de Columbia, em Nova York.

Dimenstein passou a se dedicar mais aos temas sociais entre 1991 e 1992, quando recebeu uma bolsa de estudos da MacArthur Foundation para investigar a violência e prostituição da criança na Amazônia. Foi um dos criadores da ANDI - Comunicação e Direitos, uma organização não-governamental que tem como objetivo utilizar a mídia em favor de ações sociais. Em 2009, um documento elaborado pela Escola de Administração de Harvard apontou-o como um dos exemplos de inovação comunitária, por seu projeto de bairro-escola, desenvolvido inicialmente em São Paulo, através do Projeto Aprendiz. A iniciativa foi replicada pelo mundo via Unicef e Unesco

Ganhou o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, junto com Paulo de Evaristo Arns, o Prêmio Criança e Paz, da Unicef, Menção Honrosa do Prêmio Maria Moors Cabot, da Faculdade de Jornalismo de Columbia, em Nova York. Também ganhou os prêmios Esso (categoria principal) e Prêmio Jabuti, em 1993, de melhor livro de não-ficção, com a obra "Cidadão de Papel".

Idealizou o site Catraca Livre, que foi desenvolvido, em julho de 2009, por estudantes universitários da USP, PUC, Faap, Mackenzie e Metodista, para suprir a necessidade de agrupar, em uma única plataforma, as novidades gratuitas do cenário cultural paulistano. Em dezembro de 2013, anunciou, na própria coluna que escrevia para a Folha de S.Paulo, seu desligamento do jornal, do qual foi colunista por 28 anos. Em 13 de fevereiro de 2017, deixou a Rádio CBN.

Ele foi cunhado do ex-senador Aloizio Mercadante e atualmente era casado com a jornalista Anna Penido. Ele deixa os filhos Marcos e Gabriel Dimenstein.


Catraca Livre: a cidadania pop de Gilberto Dimenstein


Fontes:
br.historyplay.tv
wikipedia.org
google.com
brasil247.com

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...