quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro.









O termo tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.

A cultura de celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos. Com o tempo, o feriado ganhou popularidade e hoje é comemorado, ainda que em menor escala, em grande parte do mundo.

A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a data é considerada feriado.

Acredita-se que a maioria das tradições de Halloween tenham se originado nos antigos festivais celtas chamados Samhaim, que marcavam a passagem de ano e a chegada do inverno. Para os celtas, o início do inverno representava a aproximação entre o mundo e o “Outro Mundo”, onde vivem os mortos.







"Doçuras ou travessuras"




A maioria dos símbolos característicos do Halloween possuem origem nos primórdios da tradição, enquanto outros foram agregados com o tempo. Entre os principais estão:

As cores laranja e preto: O Halloween é associado com as cores laranja e preto pois o festival do Samhaim era comemorado no início do outono, quando as folhas se tornam laranjas e os dias são mais escuros.

Lanterna de abóbora: a lanterna de abóbora (do inglês Jack o’lantern) tem origem em um conto celta sobre um rapaz que foi proibido de entrar no céu e no inferno e vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso.

A tradição de entalhar abóboras teve início nos Estados Unidos. Antes, os países de origem celta entalhavam nabos e inseriam velas no interior com o objetivo de afastar espíritos.




No Brasil foi criado o Dia do Saci. Quem não lembra do mito do carismático negrinho de uma perna só, vestindo um gorro vermelho e fumando seu cachimbo, enquanto apronta travessuras por aí?


Desde 2005, essa figura importante do folclore brasileiro, o Saci, tem o seu dia especial: 31 de outubro. A data foi criada com o objetivo de resgatar figuras importantes do folclore nacional, já que muitos pelo Brasil também celebram no mesmo dia o Halloween (ou Dia das Bruxas), um mito de origem celta, comemorado em inúmeros países como pelo mundo, especialmente Estados Unidos e Europa.





O mito do Saci Pererê teria surgido entre os indígenas da Região das Missões, no Sul, e se espalhado por todo o Brasil. Divertido e brincalhão, o Saci apronta travessuras nas matas e nas casas. Apesar disso, ele não tem o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal. Ele é um conhecedor das ervas da floresta e guarda os segredos dos seus conhecimentos. O escritor Monteiro Lobato retratou o personagem de maneira brilhante na literatura infantil.

Resultado de imagem para dia do saci


Em 2003, foi apresentado um projeto de lei federal (nº 2.762, de 2003), elaborado por Chico Alencar, (PSOL - RJ) e Ângela Guadagnin (PT - SP), com o pedido da institucionalização do dia.

Anteriormente, o Estado de São Paulo havia oficializado a dada com a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004. Outros dez municípios paulistas também adotam o Dia do Saci como São Luiz do Paraitinga (onde a festa dedicada ao saci dura quase duas semanas), São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes. O dia também foi oficializado em Vitória (ES); Poços de Caldas e Uberaba (MG); Fortaleza e Independência (CE).

Resultado de imagem para dia do saci





Fontes:

significados.com.br
wikipedia.org
google.com
seuhistory.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...