Apenas um rapaz latino-americano
No dia 26 de outubro de 1946 nascia, em Sobral (CE), Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, mais conhecido como Belchior, cantor e compositor brasileiro. Ele foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970. Seu segundo álbum, Alucinação (Polygram, 1976), consolidou sua carreira por conta do sucesso de canções como "Velha roupa colorida", "Como nossos pais" e "Apenas um rapaz latino-americano".
Outras composições de Belchior de grande sucesso foram "Paralelas" (lançada por Vanusa) e "Galos, noites e quintais" (regravada por Jair Rodrigues). Em 1983, Belchior fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos, e, em 1997, tornou-se sócio do selo Camerati. Em 2009, chegou a sumir, Belchior foi encontrado no Uruguai, de onde revelou estar preparando um disco de canções inéditas, além do lançamento de suas canções também em espanhol.
Em 2005 Belchior conheceu Edna Prometheu no ateliê do amigo comum Aldemir Martins. Em 2006 seu empresário artístico por quase trinta anos Hélio Rodrigues, de ascendência espanhola, mudou-se para Espanha e Portugal por alguns anos. Posteriormente, em 2008, Belchior deixou de fazer shows e abandonou seus bens pessoais em São Paulo.
Mucuripe - Fagner
Enfrentou processos judiciais relacionados às duas filhas mais novas e um processo trabalhista. Devido a esses processos, Belchior teve seus carros e suas contas bancárias bloqueados e estava impedido de retirar o dinheiro relativo aos direitos de suas músicas. O cantor se encontrava em Porto Alegre, onde morou em hotéis, casas de fãs e em uma instituição de caridade.
Galos, noites e quintais - Jair Rodrigues
Belchior morreu em 30 de abril de 2017 em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul.
Paralelas - Vanusa
Belchior foi um dos maiores compositores da música popular brasileira.
Como nossos pais - Elis Regina
Fontes:
seuhistory.com
wikipedia.org
google.com
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário