No dia 7 de outubro de 1849 morria, em Baltimore (EUA), Edgar Allan Poe, autor, poeta, editor e crítico literário que fez parte do movimento romântico norte-americano. As obras mais conhecidas dele são góticas, com temas recorrentes que lidam sobre a morte e temas macabros. Ele é considerado um dos pioneiros da literatura de horror.
Nascido no dia 19 de janeiro de 1809, em Boston, ficou órfão de mãe, que morreu pouco depois de seu pai abandonar a família. Foi acolhido por Francis Allan e o seu marido John Allan, de Richmond, Virginia, mas nunca foi formalmente adotado. Sua carreira começou com a publicação de uma coleção anônima de poemas, Tamerlane and Other Poems (1827). Poe mudou seu foco para a prosa e passou os próximos anos trabalhando para revistas e jornais, tornando-se conhecido por seu próprio estilo de crítica literária. Em janeiro de 1845, publicou o poema "O Corvo", um sucesso instantâneo.
O CORVO
Numa meia-noite agreste, quando eu lia, lento e triste,
Vagos curiosos tomos de ciências ancestrais,
E já quase adormecia, ouvi o que parecia
O som de alguém que batia levemente a meus umbrais.
“Uma visita”, eu me disse, “está batendo a meus umbrais.
É só isto, e nada mais.”
Sua esposa morreu de tuberculose dois anos após a publicação. Pouco tempo após, em 1949, o escritor morreu aos 40 anos. A causa de sua morte é desconhecida e foi por diversas vezes atribuída ao álcool, cólera, drogas, doenças do coração, raiva, suicídio ou tuberculose.
Famoso também é o conto A Queda da Casa de Usher (The Fall of the House of Usher), onde o autor conta a história como um narrador sem nome que chega na casa de seu amigo, Roderick Usher, tendo recebido uma carta dele em uma parte distante do país queixando-se de uma doença, e pedindo sua ajuda. Quando ele chega, o narrador observa uma fina rachadura que se estende a partir do telhado, na parte da frente do edifício até o lago.
Embora Poe tenha escrito este conto antes da invenção da ciência psicológica moderna, a condição de Roderick pode ser descrita de acordo com sua terminologia. Ele inclui uma forma de sobrecarga sensorial conhecida como hiperestesia (hipersensibilidade a texturas, luz, sons, cheiros e sabores), hipocondria (uma preocupação ou temeridade excessiva em ter uma doença grave) e ansiedade aguda.
É revelado que a irmã gêmea de Roderick, Madeline, também está doente e cai em transes catalépticos, como em estado de morte. O narrador está impressionado com as pinturas de Roderick, e tenta animá-lo, lendo com ele e ouvindo suas composições musicais improvisadas no violão. Roderick canta "O Palácio Assombrado", então, diz ao narrador que ele acredita que a casa em que vive pode estar viva, e que essa sensibilidade decorre do arranjo da casa e da vegetação que a rodeia.

Aqueles que sonham de dia têm consciência de muitas coisas que escapam daqueles que sonham somente à noite
Roderick depois informa o narrador que sua irmã morreu e insiste em ela ser sepultada por duas semanas no túmulo da família localizado na casa antes de ser enterrada de forma permanente. O narrador ajuda Roderick a colocar o corpo no túmulo, e ele observa que Madeline tem bochechas rosadas, como fazem alguns após a morte. Eles a enterram, mas ao longo da próxima semana, tanto Roderick e o narrador tornam-se cada vez mais agitados, sem motivo aparente. Uma tempestade começa. Roderick vai para o quarto do narrador, que está situado diretamente acima da abóbada, e abre a janela para a tempestade. Ele percebe que o redor da casa parece brilhar no escuro, como brilhava nas pinturas de Roderick Usher, embora não haja um raio.
A porta do quarto é então soprada e se abre para revelar Madeline parada lá. Ela cai sob seu irmão, e os dois atingem o chão como cadáveres. O narrador então foge da casa e, enquanto ele faz isso, nota-se um clarão de luz da lua atrás dele, fazendo-o voltar a tempo de ver a lua brilhando através da rachadura arregalada. Enquanto ele observa, a Casa de Usher se divide em duas e os fragmentos afundam no lago.
Fontes:
sushistory.com
wikipedia.org
revistaporaversoearte.com
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário