No dia 27 de outubro de 1892 nascia, na cidade de Quebrângulo, no sertão de Alagoas, o escritor e jornalista Graciliano Ramos.
Em 1910, ele se mudou para Palmeira dos Índios, onde assumiu como prefeito da cidade, em 1928. Renunciou ao cargo dois anos depois e mudou-se para Maceió.
Dos relatórios que escreveu quando prefeito, lançou o livro "Caetés". Um pouco depois, escreveu "São Bernardo" (1934), adaptado ao cinema por Leon Hirszman.
São Bernardo - trailer
Caetés trata da história narrada em primeira pessoa por João Valério, narrador e personagem ,introvertido e adora fantasiar. Ele sente-se seduzido pelos ambientes da burguesia. Um dia ele se envolve com Maria Luisa, esposa de seu amigo e protetor, Adrião, que é também dono da firma comercial em que trabalha. O caso de João Valério é denunciado a Adrião através de uma carta anônima. O marido decepcionado comete suicídio. João Valério se sente culpado e ao mesmo tempo não resiste ao poder, uma vez que se torna sócio da firma as custas do amigo morto.
Maria Luisa é uma mulher ambiciosa e possessiva, e apenas pensa em pegar tudo o que o marido deixou, não se importando com João. Ela pensa em enganar João para conseguir o que quer, e ele mesmo sendo de origem humilde percebe suas intenções. Ele abandona a mulher mas não consegue abandonar o cargo e o poder.
Em 1936, lançou "Angústia". Neste mesmo ano, foi preso pelo governo de Getúlio Vargas, sob suspeita de participação na Intentona Comunista. Graciliano foi demitido do emprego na Imprensa Oficial e preso no Rio de Janeiro.
Vidas Secas - trailer
Graciliano foi solto em 1937 e transferiu-se para o Rio, onde continuou a escrever outros romances, contos e livros infantis. Um ano depois lançou "Vidas Secas", sua obra mais famosa, sobre os retirantes nordestinos. O livro também foi adaptado para o cinema pelo diretor Nelson Pereira dos Santos, em 1963.
Os sofrimentos na prisão estão em seu livro "Memórias do Cárcere", de 1953, ano de sua morte , que também foi levado ao cinema por Nelson Pereira dos Santos, com Carlos Vereza no papel de Graciliano Ramos.
Ele morreu no dia 20 de março de 1953, no Rio de Janeiro, vítima de câncer de pulmão.
Fontes:
seuhistory.com
wikipedia.org
google.com
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário