sábado, 5 de outubro de 2019

Em 5 de Outubro de 1582, o Papa Gregório XIII decidiu que 10 dias naqueles ano seriam eliminados.

Resultado de imagem para 5 de outubro de 1582



O ser humano sempre sentiu a necessidade de contar o tempo e para isso desenvolveu vários métodos para contar as horas, dias, semanas, meses e anos. O ser humano traçou um longo caminho até chegar nas formas desenvolvidas que temos para calcular o tempo. Muitos outros calendários já foram criados, todos eles combinavam ciência e religião.

O primeiro calendário que surgiu foi o dos sumérios, há milhares de anos atrás. O calendário se baseava no ciclo lunar. Já os egípcios cronometravam o tempo de acordo com o sol, inclusive, os relógios de sol ainda existem em alguns locais, você até já deve ter visto um ou ouvido falar sobre.









Até hoje, nós seguimos calendários diferentes. Na China, por exemplo, eles seguem o calendário lunissolar que leva em consideração o movimento do sol e da lua. É um dos calendários mais antigos de toda a história. Desde fevereiro deste ano, os chineses estão no ano 4717, o ano do Porco. Mas não pense que apenas a China tem um calendário diferente do nosso. Os judeus também usam um calendário lunissolar, atualmente eles estão no ano 5779. Os etíopes também têm o próprio calendário, que se baseia no calendário Juliano e, atualmente, eles estão no ano de 2011.






O dia 5 de outubro não existiu em 1582. Isso porque, nesta data, a maior parte da Europa substituiu o calendário juliano pelo calendário gregoriano, e a transição significou o desaparecimento dos 10 dias posteriores a 4 de outubro de 1582 na história. Com o objetivo de estabelecer o dia 20 de março como o equinócio vernal, o sábio e matemático Cristóvão Clávio recomendou que a igreja fizesse um salto de dez dias.


Gregorio XIII
Gregorio XIII

Assim, em outubro de 1582, o Papa Gregório XIII emitiu uma ordem para que se anulasse do calendário as datas compreendidas entre os dias 5 e 14 de outubro e se adotasse um calendário moderno e ajustado, chamado gregoriano. Os países católicos da Europa acataram a ordem do Papa Gregório imediatamente e várias nações protestantes sancionaram a medida nos anos seguintes.





O calendário romano foi substituído pelo gregoriano em 1582, quando o Papa Gregório XIII o implantou. Mesmo após todas as alterações, ele ainda estava com alguns problemas de planejamento, e por isso, o Papa precisou intervir no calendário. O calendário tinha apenas 365 dias e seis horas, no entanto, o calendário deveria ter 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos. Com o passar dos anos, nós ficamos atrasados no tempo, por conta desses minutos a menos.

Resultado de imagem para 5 de outubro de 1582

Atualmente, nenhum país utiliza o calendário juliano, que tem, agora, 13 dias a menos que o calendário gregoriano. No entanto, ele ainda é utilizado por muitas igrejas ortodoxas, motivo pelo qual a Páscoa é comemorada em datas diversas pelas diferentes igrejas.



Fontes:
fatosdesconhecidos.ig.com.br
seuhistory.com
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...