quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Vamos falar hoje do romance "O Coronel e o Lobisomem de José Cândido de Carvalho.

Escritor da Escola Modernista, José Cândido nasceu em Campos do Goytacazes, RJ em 1914 e morreu e Niterói, RJ em 1989.


Contista e romancista,começou a trabalhar ainda menino no pequeno comércio local. Aos 16 anos, iniciou-se como jornalista. Trabalhou em diversos jornais do Rio, foi chefe de copidesque e editor internacional da revista O Cruzeiro, a revista brasileira de maior circulação à época, e dirigiu o jornal O Estado. 


Resultado de imagem para josé cândido de carvalho

Em 1937 obteve o bacharelado em Direito e em 1939 estreou na literatura com o romance Olha para o céu, Frederico. Depois de 25 anos de silêncio, publicou O coronel e o lobisomem, um clássico da moderna literatura brasileira. Em 1974, entrou para a Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 1989, em Niterói, deixando inédita a obra O rei Baltazar.

Apenas a autoria de O Coronel e o Lobisomem (1964) já seria suficiente para garantir a José Cândido de Carvalho um lugar de destaque na literatura em língua portuguesa. Quando lançado, em 1964, imediatamente seduziu leitores em todo o Brasil. Entre eles, Erico Verissimo, que o definiu como um dos melhores romances da literatura brasileira de todos os tempos. Até hoje, dezenas de edições depois, o romance continua a apaixonar leitores e é adotado em escolas e estudado em universidades, tendo sido apontado em várias pesquisas como um dos melhores livros de ficção em língua portuguesa do século XX.


Resultado de imagem para josé cândido de carvalho


Segundo livro de José Cândido de Carvalho, lançado em 1964, O Coronel e o Lobisomem funde o realismo fantástico (inspirado na literatura de cordel e na fábula), e o retrato dos resíduos da sociedade patriarcal brasileira, valorizadora, da coragem e atrelada, simultaneamente, a superstições e atavismos de toda a natureza.

Esse realismo "fantástico" ou "mágico" que aproxima José Cândido de Carvalho de autores importantes de ficção latino-americana (Gabriel Garcia Marques, Vargas Losa etc) pode ser entendido como a resposta artística ao fenômeno da magia e da realidade do mundo, resultado do violento choque entre o Ocidente que avança e os povos extra-europeus que se rebelam, tentando consciente ou inconscientemente , defender suas criaturas nativas. É ainda uma vez, a luta do instinto contra a civilização; do primitivo contra o moderno, do mágico contra o racional, do surreal contra o real.

A obra é regionalista, narrada em primeira pessoa, e sua ação de se desenvolve nas primeiras décadas do século XX. O romance explora as situações satíricas e o ridículo das personagens. Busca a valorização da cultura popular, principalmente rural.


Romance em primeira pessoa. Ponciano de Azevedo Furtado, neto de Simeão, oficial superior da Guarda Nacional, espécie de herói picaresco de Campos dos Goytacazes, cidade do Rio de Janeiro, conta suas façanhas e seu esforço em lutar contra as mais variadas formas de injustiça: contra o valente de circo (Vaca-Braba), contra o cobrador de impostos, contra o tipo agiota.


O Coronel e o Lobisomem


Espécie de cavaleiro andante das causas perdidas, solteirão rico, é cobiçado pelas mães ansiosas pelo casamento de suas filhas. Apesar de fraco no entendimento de coisas econômicas e administrativas (especulação do café) é um forte na arte de desencantar assombrações e cair na artimanha de mulheres casadas. O Coronel e o Lobisomem funde o realismo mágico (inspirado na literatura de cordel e na fábula), e o retrato dos resíduos da sociedade patriarcal brasileira, valorizadora da coragem e atrelada, simultaneamente, a superstições e atavismos de toda a natureza. 


Resultado de imagem para o coronel e o lobisomem filme


Em 2005 foi lançado o filme baseado na obra com direção de Mauricio Farias com Shelton Melo, Diogo Vilela, Andréa Beltrão e Ana Paula Arósio.

                      O coronel e o lobisomem - trailer


Fontes:
wikipedia.org
agenciariff.com.br
google.com
passeiweb.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...