Todos nós, certamente nos lembramos de um ou mais professores que marcaram nossas vidas.
Eu, em particular, que estudei sempre em escolas públicas, do antigo primário, passando pelo ginasial, colegial e Faculdade, me lembro com carinho de diversos mestres.
Hoje é o Dia dos Professores, profissional dos mais importantes para o desenvolvimento de uma nação e que hoje em dia está tão desvalorizado, sofrendo com ataques de toda sorte, físicos e psicológicos.
A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.
Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”1. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.
Parabéns a todos os professores; em especial para os meus prifessores: Lúcia, Joaquim e Adolfo do meu curso primário (1º ao 4º ano). Waldemar (português/inglês) Iberê (inglês) antigo ginasial. Ivani (inglês) Lúcia(Matemática) Aninha (Biologia) Hitoshi (Química) antigo colegial. Prof. Dr. Jorge Nicolau Salum, Prof. Dra. Nelly Novaes; Prof. Dr. Helmi Nassr, David Arrigucci Jr, Professor Lauro (latim) - Faculdade de Letras USP.
To sir with Love - Lulu
Fontes:
youtube.com
brasilescola.uol.com.br
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário