domingo, 23 de dezembro de 2018

Vamos falar de Gramática portuguesa.


O que são vogais: A palavra vogal vem do latim "vocalis" que significa - dotado de voz, que emite um som sonoro.



Vogais

São pronunciados livremente, ou seja, não há interferência de nenhum órgão da cavidade bucal (dentes, língua, lábios). São naturais, da voz, propriamente dita, por isto vocais ou vocálicos.

Exemplos:

/a/ = América; /e/ = elétrica.

A vogal é o mais importante dos fonemas, pois não existem sílabas sem vogais. Ela se caracteriza pelo fato de o som ser emitido sem obstáculos.

Na língua portuguesa existem 5 letras vogais (a, e, i, o, u). Os fonemas vogais, por sua vez, são em maior número. Isto ocorre porque as vogais podem ser pronunciadas de forma oral e de forma nasal e, ainda, mediante à:

Articulação - respeita ao posicionamento da língua no momento da emissão da vogal. Podem ser: anteriores, centrais e posteriores;

Timbre - respeita à abertura dos órgãos da fala. Podem ser: abertas e fechadas;

Intensidade e Acento: respeita à vibração das cordas vocais. Podem ser: tônicas e átonas.

Vale a pena ressaltar:

Os fonemas vogais orais, ou seja, que são emitidos pela boca são: a, e, i, o, u.

Os fonemas vogais nasais, por sua vez, são emitidos pela boca e pelas fossas nasais e são: ã, ẽ, ĩ, õ, ũ.

As vogais tônicas são pronunciadas com mais intensidade (vovó, sapo), do que as vogais átonas (vovó, sapo).


Os fonemas i e u e, em alguns casos, também os fonemas e e o são classificados como semivogais quando se juntam a uma vogal e são pronunciados com menos força.



Enquanto a vogal é o núcleo da sílaba, a semivogal nunca desempenha esse papel. Tal como acontece com as consoantes (veremos a seguir), as vogais são o apoio das semivogais.

As vogais são o núcleo da sílaba. Desta forma, a separação silábica das palavras cárie, lousa, nódoa e cães é a seguinte: 

cá-rie, lou-sa, nó-doa, cães.



Consoantes: Deriva do latim "consonante" - soante + com. Concordante, harmonioso.


A consoante se caracteriza pelo fato de o som ser emitido com obstáculos, uma vez que não consegue sair livremente pela boca. Elas somente formam sílabas apoiadas no som de uma vogal, daí decorre o nome con-soante, ou seja, com som (de uma vogal, no caso)


O nosso alfabeto é composto por 21 consoantes: b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, x, y, w, z.

Tal como as vogais, as consoantes podem ser orais ou nasais e, ainda, surdas ou sonoras. As consoantes são classificadas também mediante ao:

Modo de Articulação - respeita ao tipo de obstáculo que o som encontra durante a sua emissão. Podem ser: oclusivas e constritivas.

As constritivas, por sua vez, podem ser fricativas, laterais e vibrantes.


Ponto de Articulação - respeita ao local da cavidade bucal em que o obstáculo está localizado. Podem ser: bilabiais, labiodentais, linguodentais, alveolares, palatais e velares.







Fontes:
dicionario.priberam.org
wikipedia.org
todamateria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...