Vamos falar hoje de uma música bem ao estilo português, o fado.
Grande expoente do fado português, Amália Rodrigues
O fado é uma música portuguesa por tradição. É cantado em bairros de Lisboa, em bares e restaurantes, onde as luzes ficam baixas e o silêncio impera para ouvir-se o fadista, normalmente acompanhado de um violinista.
A palavra fado vem do latim "fatum" que significa destino. É uma canção que fala da saudade , dos amores e da alma.
Alguns atribuem suas origens aos cânticos muçulmanos, triste e lamuriosos, outros aos trovadores medievais, outros ainda misturados com cantos dos escravos do Brasil.
De quem eu gosto - Amália Rodrigues
Dizem que o fado é o fado, que vem de dentro da alma portuguesa e não há divisões a fazer. Mesmo assim, há quem arrisque a distinguir entre profissional e amador. O primeiro é cantado por quem faz da voz a sua forma de vida. O segundo, também conhecido como vadio, tem outras características, embora a natureza saudosista seja a mesma.
A reaparecer nos bairros populares de Lisboa, o fadista nunca é convidado... convida-se a si próprio e não tem repertório estabelecido. Em Coimbra, o fado tem caraterísticas particulares e é cantado pelos estudantes.
Em 2011, o Fado enquanto canção urbana de Lisboa, símbolo identitário da cidade e do país, foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
Uma casa portuguesa - Amália Rodrigues
Para saber todos os pormenores, o melhor é visitarmos o Museu do Fado, situado em Alfama, um dos bairros históricos de Lisboa. A partir de um vasto espólio, fruto de centenas de doações, podemos conhecer a história do fado desde o primeiro quartel do século XIX até à atualidade.
Mariza, nova fadista portuguesa - Quem me dera!
Também em Lisboa, perto da Madragoa, fica a Casa onde Amália viveu, hoje transformado em museu. Foi a mais carismática das fadistas e quem internacionalizou o fado levando-o às grandes salas europeias. Com grande presença em cena e natural noção do espetáculo, a ela devemos a imagem do clássico vestido preto com xaile.
Mara Pedro - fadista
Museu do fado - casa de Amália Rodrigues
Fontes:
wikipedia.org
ludovica.opopular.com.br
visitportugal.com.pt
youtube.com
google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário