Hoje 14 de dezembro nasce o lendário profeta Michel de Nostradamus.
Em um dia como este, no ano de 1503, teria nascido o francês Michel de Nostredame, ou Miquèl de Nostradama, mais conhecido como o lendário "profeta" Nostradamus. Contudo, alguns autores dizem que sua verdadeira data de nascimento seria em 21 de dezembro do mesmo ano. Médico da Renascença que praticava a alquimia (como muitos dos seus colegas do século XVI), ele ficou famoso por sua suposta capacidade de vidência. Sua obra mais famosa, As Profecias, é apontada por alguns como um livro com previsões codificadas do futuro. Nostradamus possuía conhecimentos sobre o ocultismo e, com a sua suposta habilidade de prever o futuro, começou a escrever uma série de almanaques anuais, sendo o primeiro lançado em 1550, e passou a utilizar o seu nome em latim, mudando sua assinatura de Nostredame para Nostradamus.
Quando ele lançou o livro As Profecias, muitas pessoas pensaram que ele tinha poderes diabólicos e o chamaram de herege. Contudo, alguns aprovavam suas publicações, pois inspiravam profecias espirituais. Seu livro chamou a atenção de Catarina de Médici, esposa de Henrique II de França, grande admiradora de Nostradamus. Ela o chamou para Paris para saber qual seria o futuro de seus filhos através do horóscopo. Nostradamus morreu no dia 2 de julho de 1566, na cidade francesa de Salon-de-Provence. Ele sofria de epilepsia psíquica, gota e insuficiência cardíaca. Morreu vítima de um edema cardiopulmonar.
Nostradamus revelou ser capaz de prever o futuro através de uma combinação de estudo astrológico e inspiração divina. Em 1550, ele publicou seu primeiro almanaque, que continha previsões gerais para cada mês do ano. O seu maior trabalho de profecias chamado de "As Centúrias" foi iniciado em 1554 e, em 1555 publicou sua primeira versão, a primeira centúria, uma séria de 10 partes de previsões a longo prazo. O trabalho foi dividido em 10 séculos, com cada século constituído de 100 quartetos proféticos ou quatro linhas de versos.
Até hoje as chamadas profecias de Nostradamus vendem muitos livros, revistas e jornais, embora isso não passe de uma crendice sem fundamentos científicos ou comprováveis.
Espertalhões e farsantes usam fatos consumados e aliam as profecias dele para dar verossimilhança. Em 2018 disseram que um grande terremoto aconteceria na costa oeste americano, nas cidades se São Francisco; todos sabemos que é esperado uma catástrofe enorme na Califórnia, devido a uma falha geológica chamada "Falha de San Andres".
Até hoje todos os fatos que atribuíram a ele fora depois que aconteceram tais fatos, adaptando-se às suas previsões.
Fontes:
seuhistory.com
infoescola.com
google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário