O asteroide NT 7 descoberto em 2002, poderá atingir a Terra em 1º de Fevereiro de 2019 ?
Um asteróide descoberto em 2002 poderá colidir com a Terra em 1º de fevereiro de 2019 – mas a margem de erro ainda é grande, segundo os cientistas.
Isso foi o que disseram cientistas da Universidade John Moore de Liverpool - Grã Bretanha, em 2002.
"Trata-se do objeto mais ameaçador já encontrado no espaço", dizia na época, Benny Peiser, cientista que analisou o meteoro.
Ele passa perto da órbita da Terra, mas a Terra orbita em avanço, quer dizer que a Terra passa muito antes do asteroide passar em velocidades diferentes. É como se a Terra sempre saísse da frente do asteroide antes dele passar e isso vai aumentando ou diminuindo com o tempo. Sabendo-se a trajetória é possível calcular todas elas no futuro, essa trajetória aconteceu em 24 de Julho de 2002.
Então, é muito fácil dizer que ele não irá colidir com o planeta Terra em 2019 e nem 2060. Mas seria possível uma colisão, mas depende de muitos fatores que estão em jogo.
Nós devemos temer os pequenos asteroides que não podem ser vistos ou monitorados, como foi o caso do Meteoro de Cheliabinsk em 2014. Ele tinha aproximadamente 10.000 toneladas de massa e 17 metros de diâmetro, liberando o equivalente a 500 quilotons de energia durante o evento.
17 metros é bem pequeno e são mais perigosos, porque não podem ser monitorados e entram na atmosfera sem serem notados. No caso, os astrônomos não estão querendo mais fazer alertas sobre asteroides e monitoração,porque sempre há muito sensacionalismo, o que assustam as pessoas de certo modo, por pessoas que não estudam as possibilidades.
No caso específico do asteroide NT 7 é consenso hoje (2018) que não há nenhum risco dele atingir a Terra.
“Nós já podemos desconsiderar qualquer possibilidade de impacto para o dia 1° de fevereiro de 2019”, disse Don Yeomans, da NASA. “Ainda não podemos descartar completamente a chance de impacto com a Terra para 2060, mas ao que tudo indica, ela também deve ser descartada com o passar do tempo.”
Como já era de se esperar, o asteroide 2002 NT7 foi (e ainda é) motivo de discussões e teorias mirabolantes. De acordo com sites especialistas em “teorias da conspiração”, o Governo Norte-Americano teria emitido um comunicado para que a NASA retirasse imediatamente qualquer possibilidade de impacto do asteroide 2002 NT7 com a Terra, mesmo que essa possibilidade ainda existisse. Por outro lado, diversos cientistas não gostaram da maneira que o assunto foi retratado pela mídia internacional, e acusaram os jornais de sensacionalismo.
Na opinião de Benny Peiser, da Universidade John Moore de Liverpool, na Inglaterra, seria prudente deixar claro para a sociedade que a trajetória do asteroide 2002 NT7 pode ser alterada por conta de atrações gravitacionais de outros objetos, e que futuras observações poderiam resultar em novas datas de colisão. Apesar disso, as chances são muito, muito pequenas, ou quase desconsideráveis, ao menos para esse asteroide.
Segundo, cientistas, é fato que um grande asteroide das proporções daquele que exterminou os dinossauros cairá na Terra no futuro. Mas não será esse em 2019. Portanto em 2019 teremos outras catástrofes, no campo da política.dp meio ambiente e dos costumes, mas a Humanidade não será exterminada.
Fontes:
contatoalienigina.blogspot.com
bbc.com/portuguese
googole.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário