Outro termo muito usado é "vitória de Pirro" ao nos referirmos às vitórias inúteis.
Neoptólemo, jovem guerreiro e conhecido por Pirro, era o filho do guerreiro Aquiles e da princesa Deidamía. Passou sua infância na cidade de Esciro, uma das ilhas Espóradas, criado com sua mãe e seus avós. Inspirado pelas façanhas que se narravam a respeito de seu pai na Guerra de Troya, ele se tornou um hábil guerreiro. Durante esse tempo foi conhecido pelo nome de Pirro até seus 12 anos.
Depois da morte de Aquiles, Pirro foi levado para Troya nos últimos dias da guerra, pois o adivinho Calcas dizia que os gregos jamais conseguiriam tomar a cidade sem a presença do filho de Aquiles. Ele comandou os Mirmidones na batalha e ganhou admiração quando venceu Eurípilo, filho de Télephus. Pela valentia demonstrada, apesar da pouca idade, Pirro ou Neoptólemo passou a integrar a esquadra dos gregos contra Troya.No entanto, apesar de sua chegada, a tomada de Troya parecia impossível.
cavalo de Tróia
Quando capturaram o príncipe Heleno, este revelou como poderiam vencer os troianos. Pirro foi um dos guerreiros que entraram em Troya escondidos no cavalo de troya concebido por Odisseu. Em reconhecimento a seu valor, além de muitos tesouros, foram-lhe concedidos Andrômaca e Heleno como seus escravos.
Em 280 a.C., armou um considerável exército, com 25 mil homens de infantaria, 3 mil de cavalaria e dezenas de elefantes treinados e cruzou o mar Jônio para conquistar Roma.
Durante cinco anos de uma série de batalhas, alianças políticas muito fracas e gastos imensos com um exército de mercenários, derrotou os romanos. Entretanto suas perdas humanas e materiais foram tão devastadoras que mal conseguiu voltar para seu reino, onde encontrou fome e desolação.
Apesar de ser considerado um dos melhores generais do seu tempo, sua obstinada intenção de construir um império na Magna Grécia deixou como herança apenas a expressão "vitória de Pirro", que serve para exemplificar que nem sempre a vitória pertence ao vencedor, pois numa revide romana, toda a Hélade foi incorporada como colônia. Acabou sendo morto por Orestes, o primeiro e real amor de Hermione.
Hermione e Oreste
A expressão “vitória de Pirro” é uma metáfora muito usada para descrever uma vitória tão sacrificada, desgastante e violenta que, na prática não valeu a pena ser obtida, já que o custo foi mais alto do que as vantagens advindas.
Fontes:
eventosmitologiagrega.blogspot.com
saberepreciso.com
google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário