Antes da chegada dos judeus a terra de Canaã já era habitada por diversas tribos.
“Quando o Senhor teu Deus te houver introduzido na terra a que vais a fim de possuí-la, e tiver lançado fora de diante de ti muitas nações, a saber, os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu” (Deuterônimo 7.1).
Nesta enumeração do livro do deuteronômio estão nomeados todos os habitantes do reino antigo de Canaã, situado no Oriente Próximo, correspondendo ao território de Israel nos dias de hoje.
Esta Tabela das Nações apresentada no do Livro do Gênesis, da Bíblia hebraica, nomeia os Cananeus como vindos de um ancestral comum chamado Canaã (na língua hebraica: כְּנַעַן, Kanaan). Em Gênesis, 10,15–19, aparece o nome dos filhos de Cam:
"Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, depois Het, e ao jebuseu, o amorreu, o gergeseu, o heveu, o araceu, o sineu, o arádio, o samareu e o emateu. Em seguida dispensaram-se os Clãs cananeus. A fronteira dos cananeus ia de Sidônia, em direção a Gerara, até Gaza; e depois em em direção a Sodoma, Gomorra, Adama e Seboim, até Lesa." (Gênesis :10 - 15,19).
A região de Canaã ficava no Oriente Médio, entre o rio Jordão o mar Mediterrâneo. Essa era uma região fértil, com bons acessos por terra e pelo mar. Vários povos moravam em Canaã e disputavam o controle da região – os hititas, jebuseus, amorreus, heveus, entre outros. O termo geral para todos esses povos era cananeus.
Apesar de Canaã ser um lugar muito bom para morar, os cananeus eram conhecidos por sua idolatria, que envolvia práticas repugnantes como sacrifício de crianças, e por cometer muitos pecados. Por isso, Deus decretou a destruição desses povos e entregou a terra a Seu povo escolhido.
Como vemos Canaã já era habitada, e o povo que lá vivia foi expulso pelos judeus, a mando de Deus, segundo o Antigo Testamento, que era um livro judeu.
Abraão foi para Canaã, e lá morou por algum tempo, levando seu povo para o Egito, onde conviveram em paz com os egípcios, por cerca de 400 anos. Segundo a Bíblia, os hebreus, em razão da seca (fome), migraram para o Egito (ficando 400 anos), onde foram escravizados pelos egípcios. A civilização hebraica, liderada por Moisés, retornou à Palestina (Êxodo).
De acordo com o Pentateuco (os primeiros cinco livros do Velho Testamento), quando Deus invocou Seu povo da escravidão no Egito e de volta para a terra de seus antepassados, ele os ordenou que matassem todos os clãs cananeus que viviam na terra (Dt. 7:1-2; 20:16-18). A destruição era para ser completa: cada homem, mulher e criança, eram para ser mortos. O livro de Josué nos conta a história de Israel cumprindo a ordem de Deus cidade após cidade por toda Canaã.
Mais uma vez temos como base o Antigo Testamento, um livro judeu. Os judeus ficaram algum tempo em Canaã, no período em que cessou a fatura e a terra ficou assolada, eles mudaram para o Egito, onde havia fartura. Viveram alguns anos lá, e depois ainda segundo o Antigo Testamento, foram escravizados, embora muitos historiadores desacreditem dessa passagem, ma vez que a única fonte, com já dito foi o Antigo Testamento.
Libertos voltaram para Canaã, nessa altura uma terra fértil, e cultivável, onde corria o leite e o mel.
Fontes:
abiblia.org
estudosdabiblia.net
mundoeducacao.bol.uol.com.br
raciociniocristao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário