Em 10 de dezembro de 1998, o escritor português José Saramago recebe o Prêmio Nobel da Literatura. É a primeira vez que um autor de língua portuguesa recebe a premiação.
Nesse mesmo dia, mas em 1896,morre Alfred Nobel o idealizador e criador do Prêmio Nobel.
José de Sousa Saramago nasceu numa família de camponeses em Azinhaga, ao sul de Portugal, em 1922. A trajetória literária de José Saramago é bastante interessante pelos diferentes gêneros que desenvolve: da poesia ao teatro, do jornalismo à ficção.
Sua atividade como escritor iniciou-se em 1947, com o livro ‘Terra do Pecado’, Em 1966, lança ‘Os Poemas Possíveis’. Atuando como crítico literário e jornalista, passa a escrever no Diário de Notícias e a partir de 1975, passa a viver de literatura, primeiro como tradutor, em seguida, como autor.
Saramago foi criador de um dos universos literários mais sólidos do século XX, uniu a atividade de escritor com a de homem crítico da sociedade, denunciando injustiças e se pronunciando sobre conflitos políticos de sua época, tendo sido membro do Partido Socialista Português.
Entre seus livros mais importantes estão ‘O Evangelho segundo Jesus Cristo’, ‘Ensaio sobre a cegueira’, ‘A jangada de pedra’, ‘A viagem do elefante’. Saramago conquistou em 1995 o Prêmio Camões e em 1998, o Prêmio Nobel de Literatura.
Fontes:
infoescola.com
google.com.br
wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário