sábado, 17 de novembro de 2018

Hoje  faz 59 anos da morte do compositor e maestro brasileiro, Heitor Villa Lobos.

                         Bachianas Brasileiras (trenzinho caipira)


Destacado maestro e compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos morreu no dia 17 de novembro de 1959, no Rio de Janeiro. Nascido na mesma cidade no dia 5 de março de 1887, ele trabalhou por uma música identificada com o povo brasileiro e é considerado o maior representante da área musical durante o modernismo no Brasil, com obras nacionalistas, com elementos de canções folclóricas, populares e indígenas. De temperamento inquieto, Villa-Lobos sempre buscou absorver o universo musical brasileiro com viagens pelo interior do país. Em 1922, participou da Semana da Arte Moderna, em São Paulo, e, no ano seguinte, embarcou para a Europa, retornando ao Brasil em 1924. Três anos depois, viajou novamente para o continente europeu, financiado pelo milionário Carlos Guinle. Ele retornou desta segunda viagem em 1930 e, na sequência, se apresentou em 66 cidades. Ainda neste ano, realizou a "Cruzada do Canto Orfeônico" no Rio de Janeiro. Em 1948, ele se operou de um câncer e casou-se pela segunda vez, com Arminda Neves d ' Almeida, a Mindinha, uma ex-aluna. Depois do falecimento do maestro, ela se encarregou da divulgação da sua grande obra.


Resultado de imagem para heitor villa lobosResultado de imagem para heitor villa lobos



Durante sua carreira, Villa-Lobos obteve reconhecimento nacional e internacional. Entre os títulos mais destacados que recebeu está o de Doutor Honoris Causa, da Universidade de Nova York. Ele também apareceu pessoalmente em um filme da Disney - Alô, Amigos (1940) - ao lado do próprio Walt Disney.


Fontes:
seuhistory.com
google.com.br
youtube.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...