sexta-feira, 23 de novembro de 2018





Em 23 de novembro de de 1859 ,  nascia William “Billy the Kid” Henry Bonney pseudônimo de William Henry McCarty, Jr., também conhecido como Henry Antrim, foi um pistoleiro e assassino americano que participou da Guerra do Condado de Lincoln, no Novo México, EUA.

Embora ainda existam algumas dúvidas, acredita-se que Billy the kid tenha nascido em Manhattan, Nova Iorque, em 23 de novembro de 1859 com o nome de Henry McCarty. Perdeu o pai ainda cedo e mudou-se com a mãe (Catherine) e o irmão para Indiana. Lá, Catherine casa-se novamente com Bill Antrim .

Resultado de imagem para billy the kidResultado de imagem para billy the kid
                                           Billy the Kid


Mudam-se novamente, primeiro para Wichita (Kansas), depois para Santa Fé e finalmente Silver City (Novo México). Onde sua mãe adoece e morre. Henry, ou Billy tinha então 14 anos. Em Silver City é preso com um amigo seu, George Shaffer, em uma lavanderia acusado de roubar roupas. Mas foge da prisão e vagueia pelo deserto americano e mexicano praticando furtos de cavalos .

Aos 17 anos, no Arizona, pratica seu primeiro homicídio, matando Frank P. Cahill . Um ferreiro tido como brigão, que costumava provocar e ofender Billy. Conta-se que após uma discussão entre os dois em um bar, Cahill atacou Billy, e o derrubou no chão; quando o garoto sacou seu revólver e acertou um tiro no abdômen do Cahill, antes que esse pudesse alcança-lo outra vez . Para escapar das autoridades, foge para o Novo México e dedica ali sua atenção aos furtos de cavalos e mimo às mulheres mexicanas, com quem adquire boa popularidade . No inverno de 1877, Billy se hospeda e começa a trabalhar com Frank e George Coe em seu rancho, tornando-se grande amigo dos dois . Por intermédio de Richard Brewer, Henry (Billy) começa a trabalhar para John Tunstall, próspero rancheiro e homem de negócios.

Segundo Frank Coe, Billy teria ficado admirado com Tunstall. “Quando foi contratado pelo inglês, Billy ganhou um cavalo, roupas e uma arma nova. Era a primeira vez que ganhara algum presente na sua vida

Billy the Kid foi uma lenda no Oeste Americano. Embora tenha vivido apenas 21 anos foi um dos mais ativos e respeitados fora-da-lei da região compreendida entre o sudoeste americano e norte mexicano. A história relata seu envolvimento em dezenas de tiroteios, mais de 20 homicídios, fugas espetaculares e até na liderança de um bando de assassinos em uma guerra particular no Novo México. O certo é que este prematuro fora-da-lei teve também sua carreira encerrada muito cedo ao ser emboscado e morto em 14 de julho de 1881 no Fort Summer pelo xerife do Novo México, Pat Garrett.




Billy the Kid e Pat Garrett
Billy the Kid (segundo à esquerda) Pat Garret (à direita na ponta )


A lenda quase o esqueceu. O fora da lei Billy the Kid e o xerife Pat Garrett foram companheiros antes de se tornarem inimigos mortais. Jogavam cartas, bebiam whisky e não tinham problemas em se deixar fotografar juntos. 


A foto foi tomada entre 1875 e 1880 no Novo México, quando Garrett ainda não tinha sido eleito xerife nem tinha saído atrás do pistoleiro. Uma época convulsionada que possivelmente coincidiu com a sangrenta guerra do condado de Lincoln. Nesse conflito entre fazendeiros, Billy the Kid, cujo verdadeiro nome era William Henry McCarthy, acabou matando dois agentes da lei em plena rua principal e fugiu para o Texas.

O duplo homicídio, juntamente com uma longa história de traições e poder, foi a origem da implacável perseguição empreendida por seu antigo companheiro de farras. Eleito para o cargo de xerife de Lincoln em 1880, Garrett organizou um grupo para capturá-lo. Não tinha outra opção. O governador ofereceu uma recompensa de 500 dólares e os poderosos do Novo México queriam o ladrão morto. “Garrett e Billy tinham sido amigos, inclusive até formaram um grupo, mas o xerife sabia que em seu novo cargo tinha de romper e não havia como defendê-lo”, diz Dunniway.

Depois de uma busca cansativa, Garrett capturou o bandido em Stinking Springs, em dezembro de 1880. Foi então que a legenda mostrou a dura frieza de sua alma. Enquanto esperava a execução, Billy the Kid matou dois de seus guardas e escapou da prisão. Garrett, um ex-caçador de bisontes, voltou à carga. Em 14 de julho de 1881, encontrou-o em Fort Sumner e, ao abrigo da noite, o matou.

As circunstâncias da morte nunca foram esclarecidas. Não se sabe com certeza se Billy estava armado nem exatamente onde caiu. Inclusive chegou-se a especular que teria conseguido escapar. Mas para a lenda, naquela noite foi selado um dos grandes duelos do Oeste.

Ao morrer, Billy the Kid tinha 21 anos e se lhe atribuíam muitas outras mortes. Depois de liquidá-lo, Garrett viveu uma glória duvidosa até que em 29 de fevereiro de 1908, aos 57 anos, morreu baleado em seu rancho por causa de uma disputa de terra. A foto que surgiu agora mostra os dois antes de entrar na história. Olhando de frente para seu destino.

Como toda a lenda, filmes foram feitos sobre ele, musicas foram compostas com sua história.





Fontes:
cabinedotempo.com.br
brasil.elpais.com
google.com.br

Um comentário:

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...