Hoje faz 35 anos da morte de uma das maiores autoras de telenovela brasileira, Janet Clair.
No dia 25 de abril de 1925, em Conquista, no interior de Minas Gerais, nasceu a filha do comerciante Salim Emmer e da costureira Carolina Stocco. Eles lhe deram o nome de Janete Stocco Emmer, mas na certidão de nascimento ela foi registrada como Jenete, como entendeu o escrivão ao ouvir o nome pronunciado com o sotaque carregado de imigrante libanês. A menina passou a infância em Minas e no interior de São Paulo, sonhando fazer parte do mundo das estrelas do rádio. Na cidade de Franca, no interior paulista, teve sua primeira oportunidade de abraçar esse universo ao interpretar cançonetas francesas e árabes na Rádio PRB-5. Na década de 1940, foi morar com a mãe e o padrasto na cidade de São Paulo. Aos 13 anos, trabalhava como datilógrafa em um escritório da Avenida Tiradentes e, aos 15, no laboratório de análises clínicas de um hospital enquanto fazia um curso de bacteriologista.
Autora de telenovela como "Selva de Pedra", "O Astro", "Véu de Noiva", "Pecado Capital" e "Pai Herói", Janet foi a maior autora da televisão brasileira. Casada com o também dramaturgo Dias Gomes, Janet Clair alegrou as noites de milhões de brasileiros.
Janet Clair e Dia Gomes
Pai Herói - 1979
Selva de Pedra - 1972
Pecado Capital - 1975
O Astro - 1977
Morreu de câncer no intestino em 16 de novembro de 1983. Na época escrevia a novela "Eu prometo", que foi terminada pela autora Glória Peres, em sua estréia na Rede Globo.
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com.br
memoriaglobo.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário