segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O rapaz que salvou a Holanda da inundação com um dedo.



Resultado de imagem para países baixos



A Holanda também chamada de Países Baixos (Nederland) ficam abaixo do nível do mar, e para evitarem a inundação são protegidas por um intricado sistema de diques.



Resultado de imagem para países baixos





Reza uma velha lenda que Hans Brinker,  em outras   o  nome do garoto é Peter, e seu pai era o responsável pela manutenção dos diques,  salvou os Países Baixos ao enfiar o dedo num buraco do dique.


sculpture of Hans Brinker


Uma grande parte dos Países Baixos foi conquistada ao mar, estando pois abaixo do nível do mar. Aquilo que impede o país de ser inundado é um complexo sistema de diques, que sustém as águas do Mar do Norte. Segundo a lenda, um rapazinho, ao regressar a casa, escutou um pequeno fio de água que vinha da parede do dique e, ao aproximar-se, notou que um furo no dique estava a deixar entrar água. Se não fizesse nada, aquele pequeno fio de água iria continuar a erodir a parede, transformando-se numa torrente mais forte, acabando, eventualmente, por provocar o colapso do dique. As águas irromperiam, numa fúria destruidora, cobrindo grande parte do território da Holanda.


Sem pensar duas vezes, o rapazinho colocou o dedo no furo, estancou o fio de água e começou a gritar por socorro. Infelizmente, já era tarde e ninguém o ouviu. Corajosamente, com grande sacrifício pessoal, ficou ali toda a noite, ao frio, com o seu dedo como única defesa entre a Holanda e um desastre mais do que certo.


Resultado de imagem para o menino que salvou a holanda

De manhã, um padre que por ali passava, escutou os seus lamentos e veio em seu auxílio. O menino pediu ao padre que fosse em busca de ajuda, o que ele fez prontamente. Em breve, uma equipa de reparação consertou o dique e, assim, impediu a catástrofe de acontecer. O rapazinho efetuou um grande sacrifício pessoal, passando ali a noite sozinho. Mas daria para imaginar como a situação teria sido pior se tivesse apenas encolhido os ombros e deixado o buraco aberto?


Resultado de imagem para países baixos

Peter ou Hans,  foi levado para casa ao encontro dos pais, e rapidamente todos ficaram sabendo que ele lhes havia salvo as vidas naquela noite. E até hoje, ninguém se esquece do corajoso pequeno herói da Holanda.






Fontes:
pequenosmundos.blogspot.com
google.com.br
portalentretextos.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...