Hoje vamos falar do livro do escritor português Alexandre Herculano, Eurico, o presbítero.
Eurico, o presbítero é um romance histórico de Alexandre Herculano, que narra o fim do império visigodo na Península Ibérica e a invasão dos muçulmanos.
O enredo conta a história de amor entre Eurico e Hermengarda, que se passa na Península Ibérica visigótica do século VIII. Eurico e seu amigo Teodomiro lutam ao lado do rei da Espanha, Virtiza, contra os "montanheses rebeldes e contra os francos, seus aliados". Depois de vencer o combate, Eurico vai viver em um vilarejo na área do ducado de Cantábria no qual encontra sua amada em uma igreja na missa e os dois tem um amor secreto mas ele não sabe que ela era da realeza e inocentemente pede a Fávila, duque da Cantábria, a mão de sua filha, Hermengarda, porém este recusa o pedido ao saber que se trata de um homem de origens humildes.
Eurico, então, se entrega à religiosidade, tornando-se o presbítero (espécie de líder leigo da Igreja) de Carteia, para se afastar das lembranças de Hermengarda, através das funções religiosas e da composição de poemas e hinos religiosos.
No entanto, quando ele descobre que os árabes estão invadindo a Península Ibérica, liderados por Tárique, alerta seu amigo Teodomiro e se transforma no enigmático Cavaleiro Negro.
Tarik ibne Ziade
De maneira heroica, Eurico, agora o Cavaleiro Negro, luta em defesa de sua terra e, devido ao seu ímpeto, ganha a admiração dos visigodos e dos demais povos da Península, agora seus aliados, e lhes dá forças para combater o invasor.
Quando a vitória parece certa para os godos, Sisebuto e Ebas, filhos do imperador Vitiza, traem seu povo, a fim de ganhar o trono espanhol. Logo após, Roderico, rei dos visigodos, morre na Batalha de Guadalete e o povo passa a ser liderado por Teodomiro. Enquanto isso, os árabes invadem o Mosteiro da Virgem Dolorosa e raptam Hermengarda. O Cavaleiro Negro salva–a quando o amir estava prestes a profaná-la. Durante a fuga, Hermengarda é levada até às Astúrias, onde está seu irmão Pelágio.
Batalha de Guadalete
Em segurança numa gruta de Covadonga, Hermengarda encontra Eurico e declara seu amor por ele. Contudo, Eurico não acredita que esse amor possa se concretizar, devido às suas convicções religiosas, e revela a real identidade do Cavaleiro Negro. Ao saber disso, Hermengarda perde a razão e Eurico, ciente de suas obrigações, parte para um combate suícida contra os árabes e enfrenta os traidores bispo Opas e Juliano, conde de Ceuta.
A estrutura é dada como um romance de cavalaria, podendo ser classificada, por outro lado, como um vasto manifesto contra a estrutura da Igreja Católica, contra a forma como a Península Ibérica foi assolada.
Alexandre Herculano
Historiador, poeta, romancista, escritor do romantismo português. Nasceu em marco 1810 e faleceu em setembro de 1877.
Foi considerado, em sua época, um grande intelectual, muito interessado na era medieval e no caráter etimológico de seu país. Os temas predominantes em suas obras eram os das origens da nação portuguesa e o caráter histórico é abordado como fonte de explicação dos fatos e da sociedade é sempre presente.
Estudou latim, retórica e lógica no Palácio das Necessidades, estudou também, matemática na Academia da Marinha Real na intenção de seguir carreira comercial, mas se destacou na literatura.
Sua obra, ostenta muita coerência, obedece a um programa romântico-liberal, que guiou não só o seu trabalho, mas também a sua vida
Eurico, o presbítero é considerado a sua melhor obra.
Fontes:
wikipedia.org
google.com.br
infoescola.com
vestibular1.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário