Hoje vamos falar do grande compositor americano, Cole Porter.
Cole Albert Porter (9 de junho de 1891 — 15 de outubro de 1964) foi um músico e compositor americano nascido na cidade de Peru , estado de Indiana.
Seu trabalho inclui as comédias musicais Kiss Me, Kate (1948)- baseada na peça de Shakespeare "The Taming of the Shrew), Fifty Million Frenchmen e Anything Goes, bem como as músicas "Night and Day", "I Get a Kick Out of You" e "I´ve got you under my skin", ambas interpretadas por Frank Sinatra.
Night and day
I´ve got you under my skin
Ele é notório pelas letras sofisticadas (às vezes vulgares), ritmos inteligentes e formas complexas. Ele é um dos maiores contribuidores do Great American Songbook.
O luxo e o glamour faziam parte da vida de Cole Porter. Seu estilo de vida também influenciava suas músicas, sempre repletas de um toque de elegância e sofisticação. O estilo Porter enriqueceu muitos musicais com suas melodias geniais. Foram mais de 800 canções, sendo que pelo menos 100 se tornaram imortais em filmes.
Foi também um grande interprete como com a belíssima "Let´s it do it"
Em 1919 ele se casaria com Linda Lee Thomas. Ela era oito anos mais velha que ele e sofrera muito em seu relacionamento anterior.
Porter, por sua vez, era homossexual, e embora não pudesse assumir isso publicamente, era reconhecido por todos do meio. Juntos viveram entre Paris, Nova York e Hollywood, mantendo uma vida glamourosa por mais de 30 anos. Isso não impediu que o compositor mantivesse seus casos extra-conjugais. Os encontros ocorriam geralmente em casas de encontro, e muitas vezes de maneira indiscreta, o que irritava profundamente Linda. Com isso, chegaram a se separar, mas logo retornaram. O provável é que fossem muito amigos e mantivessem uma parceria e amizade.
Foi através de Linda que ele conheceria grandes nomes da época. Em festas organizadas por ela, Porter conheceria o pintor Picasso, o bailarino Nijunsky e o escritor F. Scott Fitzgerald. Dentre os amores mais conhecidos do compositor estão o poeta Boris Kochno, Howard Sturges e o arquiteto Ed Tauch (para quem ele dedicou “Easy to love”). Porter, que não teve filhos, deixaria parte de seus direitos autorais para os filhos de Ray Kelly, que também teria sido seu amante.
Easy to love - Billi Holiday
A música de abertura do filme "Indiana John e o Templo da perdição" Anything goes também foi composta por Cole Porter.
Abertura de Indiana Jones no Templo da Perdição
Em 1928 estreava “Paris” na Broadway. O musical elevaria seu nome, tornando-o conhecido e chamado para outros trabalhos durante toda a década. Para Hollywood foi um passo. cinema começou a falar em 1927 (com a exibição de O Cantor de Jazz e a explosão dos grandes musicais), e em 1934 as composições de Cole reinavam absolutas. E se você assistiu a filmes clássicos muito provavelmente ouviu pelo menos cinco ou seis dessas músicas, embora não saibam da autoria. Ter Porter como compositor já era uma boa garantia para boa trilha sonora e retornos infalíveis, e aliar isto a bons intérpretes era o sonho de qualquer produtor. E todos queriam interpretá-las, desde Frank Sinatra, Judy Garland, Bob Hope, Bing Crosby… Se podemos dizer algo sobre ele, é que era uma unanimidade.
Ele se tornava um dos maiores nomes dos musicais, ao lado de Irving Berlin. Em 1937, porém, ele sofreria um acidente que mudaria os rumos de sua vida. Quebrou suas pernas ao cair de um cavalo. Como consequência, teria dores pelo resto da vida, e apesar de fazer inúmeras cirurgias, jamais conseguiria sair da cadeira de rodas. Em 1954 ele sofreria a perda de Linda, que morreu de câncer. Finalmente em 1958 sua perna seria amputada após dezenas de cirurgias infrutíferas. Deprimido, Porter abandonou a vida pública e se tornou recluso, entrando-se às bebidas e parando de tocar. O compositor morreu em 15 de outubro de 1964, de falência renal. Tinha 73 anos.
Fred Astaire e Rita Hayworth - you´ll nefer get rich
Cole Porter
Fontes:
/cinemaclassico.com/curiosidades/cancoes-inesqueciveis-de-cole-porter
wikipedia.org
youtube.com.br
google.cdom.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário