segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Com a aproximação dos exames do Enem e principais vestibulares, vamos rever algumas falha que cometemos ao escrever:


Uso da crase:
A crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”; então a crase só diante de substantivos femininos, o a só levará o sinal se houver a obrigatoriedade da preposição e do artigo ao mesmo tempo: 

Ex:
Os alunos vão à escola. 

Usamos a crase também quando nos referimos ao modo de.
Ex: Sapato ao modo Luís XV 
Sapato à Luís XV.
Fez um gol à Pelé.

Antes de horas:
Vou para escola às duas horas.

Antes de locuções femininas.
Sair à francesa.
Ele terminou a lição às pressas.



Vírgula:

Não se engane, a vírgula não é um sinal gráfico que pode ser empregado aleatoriamente dentro de um texto. Quando mal empregada, ela pode ocasionar alterações de sentido, comprometendo a inteligibilidade e a compreensão de sua redação. Existem algumas situações em que seu uso é obrigatório: na existência de um vocativo, aposto explicativo, quando o predicativo está deslocado na frase, entre outras. Uma leitura cuidadosa do seu texto poderá indicar a necessidade – ou não – do uso da vírgula.

Maria, joga a chave!  Maria é um vocativo.
João, irmão de Laura, é meu amigo. Irmão se Laura é um aposto.
Fazer o bem, não importa a quem. Predicativo.



Mas ou mais

Emprega-se o “mas” quando houver relação de oposição e contrariedade. O “mais” deve ser utilizado como advérbio de intensidade: Eu gostaria de viajar mais vezes, mas tenho pouco tempo e pouco dinheiro. (Mas = contrariedade/oposição e mais = advérbio de intensidade).
É bom lembrar que o advérbio não se declina em gênero, portanto não existe "menas gente" o correto e menos gente.



Aonde e onde :

Não deixe que esse clássico dos erros gramaticais gere ainda mais dúvidas: “aonde” deve ser utilizado com os verbos que indicam movimento e que exigem a preposição “a”, enquanto “onde” expressa ideia de lugar fixo. Aonde os alunos foram? Onde eles gostam de estar, na escola!
Onde está o meu celular ?
Aonde você vai ?
Onde você está ?
Aonde vai este ônibus ?


Palavras homônimas ou homônimos: são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. As relações de homonímia são estudadas pela semântica.

Ex:

Você sabe o caminho para a casa de Pedro? (substantivo – itinerário)
Eu caminho na praia todos os dias durante uma hora. (verbo caminhar).



Hoje eu consegui sair cedo de casa. (advérbio - com antecedência)
Cedo sempre meu lugar a pessoas grávidas e idosas. (verbo ceder)





O Verbo Haver (no sentido de existir, de acontecer ou ocorrer, bem como nas indicações de tempo) é impessoal. Assim, como não tem sujeito, é conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular.

Exemplos:

Não generalize! pessoas muito boas naquele bairro.
Havia muitos assaltos onde eu vivia.
Houve acidentes na estrada.
Havia anos que não vinha me visitar.

Repare que se substituirmos o verbo haver respectivamente por existir, acontecer ou ocorrer estes verbos são conjugados porque são verbos pessoais:
Não generalize! Existem pessoas muito boas naquele bairro.
Aconteciam muitos assaltos onde eu vivia.
Ocorreram acidentes na estrada.



Quando falamos do futuro, usamos a. Por exemplo:

Ele chega daqui a duas semanas.
Daqui a dois anos eu me formo.


Também usamos a preposição a para nos referirmos a distâncias:



Estamos a dois minutos da sua casa. 

Quando nos referimos a um tempo passado, o certo é usar o verbo haver:

– Não o vejo dias. 

– Estou esperando você horas.

Mim ou eu ?

Eu é um pronome do caso reto, logo usado para conjugaçao de verbos:
Ex:
Para eu fazer.
Para eu comer.

Já o pronome mim é classificado como pronome pessoal oblíquo. Ele deve aparecer na frase com a função de objeto indireto no complemento. Está parecendo grego isso aqui, né? O que você tem que lembrar é que ele não realiza a ação, ele aparece na forma passiva e geralmente no final de frases.

Ex:

Ela sentiu saudades de mim.
Quem praticou a ação foi "ela", logo "mim" é um complemento, note que antes do "mim" tem uma preposição (de). 

Antes de verbo usar "eu", depois de preposição usamos o "mim".





Fontes:
normaculta.com.br
portugues.uol.com.br
guiadoestudante.abril.com.br
todamateria.com.br
stoodi.com.br/blog
portugues.uol.om.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...