O ator falecido em 25 de outubro de 2002, ficou mais conhecido como o Professor Alvo Dumbledore, da série Harry Potter.
Richard Harris foi um dos nove filhos do fazendeiro Ivan Harris. Nasceu na cidade de Limerick, na Irlanda, em 10 de janeiro de 1930, e faleceu em 25 de outubro de 2002 de câncer, em Londres.
Alto, magro, cabelos longos, grisalhos e profundos olhos azuis. Richard na verdade tinha a ambição de se tornar um jogador profissional de Rugby, mas por causa de uma tuberculose, os seus planos mudaram completamente.
Sua fama nos bastidores dos sets de filmagem é de briguento, já teve sérias discussões com atores. Uma fama que ultrapassa os sets, pois o ator também se envolveu em escândalos e brigas em boates.
Foi casado duas vezes, primeiro com Elizabeth Rees, com quem teve três filhos (um deles é inclusive diretor de cinema, Damian Harris, e depois com a atriz Ann Turkel, com quem contracenou em vários filmes entre eles ''RAVANGERS''(1979).
Depois de separar pela segunda vez entrou para a cavalaria na ilha de Malta e em 1995 virou cavaleiro na Dinamarca.
Amigo inseparável de Peter O'Toole, e Richard Burton, viviam se encontrando para beber, até a morte de Burton.
Peter O´Toole e Richard Harris
Graduado pela academia de Música e Arte dramática de Londres, Harris gastou longos anos encenando peças de teatro nos palcos britânicos antes de fazer sua primeira participação na comédia ''Alive and Kicking'', de 1958.
Harris lecionou também no curso de teatro da Universidade de Scranton em 1980. Pela mesma Universidade recebeu o título de doutorado em 1987.
Rapidamente ele se tornou popular por sua interessante performance em alguns filmes como coadjuvante. Em 1961, participou no papel de líder de esquadrão da RAAF no clássico de guerra ''Os Canhões de Navarone'', ao lado de astros como Gregory Peck, David Niven e Anthony Quinn.
Os canhões de Navarone
Mas sua estréia mesmo como ator principal foi em ''This Sporting Life'', um fracasso de bilheteria, mas que acabou premiando Harris no festival de Cannes como melhor ator e lhe rendeu uma primeira indicação ao Oscar. O prêmio chamou a atenção do diretor italiano Michelangelo Antonioni, que o convidou para estrelar "O Dilema de uma Vida", o que o fez se projetar internacionalmente.
Cortejado por Hollywood, passou a estrelar em faroestes como ''Juramento de Vingança'', de 1965. Dois anos depois, com Doris Day, fez comédia chamada ''Capricho'', e participou também em alguns filmes bíblicos, como a ''Bíblia''(1966).
Com o musical ''Camelot'' (1967), a produção inglesa ''Crowmell'' e ''Um Homem Chamado Cavalo'', de 1970, Harris fez muito sucesso. ''Um Homem Chamado Cavalo'', em que Harris faz o papel de um aristocrata inglês que é capturado pelos índios Sioux, fez tanto sucesso que teve duas continuações, ''A Vingança do Então Homem Chamado Cavalo'', de 1974, e ''O Triunfo de um Homem Chamado Cavalo'', 1983.
Um homem chamado cavalo
''Camelot'' pode-se dizer que trouxe o primeiro Globo de Ouro de melhor ator e muito dinheiro para seu bolso, por que ele comprou os direitos autorais do filme.
Camelot
Em 1969 diriu e protagonizou o filme ''Bloomfield'', história que fala sobre um veterano astro de futebol.
Em 1990 ganha o Globo de Ouro de melhor ator pela segunda vez, pelo filme ,''Terra da Discórdia'',e concorre pela segunda vez ao Oscar de melhor ator.
Em 1992 ele fez "Jogos patrióticos" com o astro Harrison Ford, e os ''Imperdoáveis'' de Clint Eastwood , que recebeu os merecidos 4 Oscar inclusive de melhor filme.
Os imperdoáveis (inglês Bob)
Seus últimos papéis em grandes filmes foram do imperador Marco Aurélio em "Gladiador" ,(2000),e "Uma questão de família",um drama inspirado na peça Rei Lear de Shakespeare.
Como o professor Dunbledore de Harry Potter,ele participou das duas primeiras sequencias da série.
Como cantor interpretou a belíssima "McArthur Park" de Jimmy Webb em 1968.
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário