quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Hoje vamos falar do livro infanto/juvenil "Meu pé de laranja lima" de José Mauro de Vasconcelos.

Resultado de imagem para meu pé de laranja lima


O livro foi publicado em 1968, completando, portanto 50 anos.


Resultado de imagem para josé mauro de vasconcelos

José Mauro de Vasconcelos


Um garoto chamado Zezé, tinha 5 anos mas gostava de dizer que ele tinha seis. 

Ele vivia em uma casa de tamanho médio, seu pai se chamava Paulo, e estava desempregado, sua mãe, que por causa de seu marido desempregado trabalhava até tarde numa fábrica, e mais três irmãos: Totoca, Jandira e Glória. 

Por causa do desemprego de seu pai, eles foram obrigados a mudar para uma casa menor, onde o garoto conheceu Minguinho seu pé de laranja lima, que fica sendo seu melhor e único amigo. 

Como o moleque sempre foi muito arteiro, recebeu muitas palmadas e era surrado constantemente, apesar de que as vezes não tinha culpa do que acontecia. 

O garoto tinha cinco anos, aprendeu a ler e por isso foi a escola mais cedo. Lá ele era um garoto muito comportado e gostava muito da professora Célia Paím, ao qual, levava flores todos os dias, e apesar de contarem a ela o diabinho que ele era, ela não acreditava. 

Um dia o garoto foi pegar uma carona do lado de fora do carro, mas o carro era de um português chamado Manuel Valandarez, que tinha o carro mais bonito da cidade. O português viu isto e lhe deu uma surra que o garoto jurou se vingar. 

Mas o tempo foi passando e o garoto ia se esquecendo. E num dia ele pisou num caco de vidro que abriu um corte, mas mesmo assim o garoto ficou decidido de ir para a escola. 
Enquanto atravessava uma rua o português viu o garoto e pediu para ver o corte. 
Vendo aquele corte enorme ele levou o garoto de carro até o hospital, e fizeram muitos ponto nele. 

Desde então eles ficaram muito amigos e o português foi lhe tratando como um filho, sempre muito carinhoso. 

Foram até pescar algumas vezes e passavam a tarde toda juntos. Outras vezes iam tomar sorvete e fazer outras coisas. Outra vez o português deixou o menino andar de carona em seu carro, o português o convenceu até de não falar mais palavrões. 
Eles eram muito amigos até que ele recebeu a notícia que o carro do português foi esmagado por um trem, o português não resistiu e morreu. 

O garoto entrou numa depressão profunda, e como a família desconhecia a sua amizade com o português, eles acharam que foi a notícia que seu pé de laranja lima seria cortado. 

O garoto permaneceu dias comendo pouco, sem falar, deitado em sua cama e querendo morrer. Mas com as palavras de Glória, sua irmã preferida, ele conseguiu retornar a sua vida normal.

Este livro foi adaptado pela primeira vez em 1970, quando um filme dirigido por Aurélio Teixeira foi lançado; três telenovelas baseadas na obra foram criadas: em 1970, exibida pela TV Tupi em 1980, exibida pela Rede Bandeirantes; e em 1998, de novo exibida pela Rede Bandeirantes. Em 2003, Meu Pé de Laranja Lima foi publicado na Coréia do Sul , em forma de quadrinhos, numa edição com 224 páginas ilustradas. 

                         Abertura da novela da Tupi em 1970

Novela na Band 1980


Trailer do filme 2012


Em 2012, uma nova versão cinematográfica dirigida por Marcos Bernstein foi produzida e exibida durante o Festival do Rio a estreia foi em 19 de abril de 2013.

Fontes:
wikipedia.org
resumos.netsaber.com.br/resumo-47590/meu-pe-de-laranja-lima
youtube.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...