Hoje vamos falar da Batalha dos Guararapes.
A Batalha dos Guararapes foi um dos principais momentos no processo de expulsão dos holandeses do Brasil. Durante a batalha, ocorrida entre 1648 e 1649, houve muitos combates entre as tropas holandesas e as brasileiras (com apoio de muitos portugueses).
Com efeito, a luta durou de abril de 1648 a fevereiro de 1649 e teve como palco o Morro dos Guararapes, região do município de Jaboatão dos Guararapes, próximo à Recife, onde ocorreram as duas batalhas do conflito nas quais tropas coloniais da Coroa portuguesa sagraram-se vitoriosas contra uma força muito superior a sua, graças às técnicas de guerrilha que aproveitavam o conhecimento nativo do território.
Não obstante, esta batalha é considerada o marco simbólico para a origem do Exército Brasileiro, uma vez que um sentimento de patriotismo e nacionalismo brasileiro alinhou europeus, luso-brasileiros, negros e indígenas para expulsar os holandeses.
A batalha ocorreu na região dos Montes Guararapes, localizado próximo à cidade de Recife. Derrotados pelos militares luso-brasileiros, os holandeses fugiram para a cidade de Recife, local em que resistiram até janeiro de 1654.
Outras informações sobre esta batalha:
Muitos índios e negros lutaram ao lado das forças luso-brasileiras para expulsar os holandeses.
Entre os principais líderes das tropas luso-brasileiras, podemos citar: general Francisco Barreto de Meneses, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias e Felipe Camarão.
Na verdade, ocorreram duas batalhas: a primeira ocorreu nas elevações dos Guararapes, em 19 de abril de 1648. A segunda batalha ocorreu em 19 de fevereiro de 1649, no mesmo local da primeira. As duas batalhas foram vencidas pelas tropas luso-brasileiras.
Curiosidade:
No local onde ocorreram as batalhas, o general Francisco Barreto de Meneses ordenou a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres.
Fontes:
historiadobrasil.net
google.com.br
todamateira.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário