Hoje vamos falar de História Mundial, "A Batalha de Waterloo".
A Batalha de Waterloo teve início em 18 de Junho de 1814 em Waterloo, Bélgica, e foi um combate decisivo entre forças francesas, britânicas, russas, prussianas, austríacas e se deu nas proximidades da aldeia belga de Waterloo.
Ocorreu durante os Cem Dias de Napoleão, entre seu exército de 72 mil homens recrutados às pressas e o exército aliado de 68 mil homens comandados pelo britânico Arthur Wellesley, Duque de Wellington (com unidades britânicas, neerlandesas, belgas e alemãs), antes da chegada dos 45 mil homens do exército prussiano.
Apesar de seu nome, a batalha foi travada a 5 km ao sul da cidade de Waterloo, nas vilas de Braine-l’Alleud e Plancenoit, ao longo do Mont-Saint-Jean. Enquanto os franceses se referiam ao confronto militar como “Batalha do Mont-Saint-Jean”, ele se tornou conhecido na maior parte do mundo como “Batalha de Waterloo”. Isso porque o Duque de Wellington, que liderou as forças vitoriosas, montou sua sede na vila, e a data escrita no relatório oficial que ele enviou à Grã-Bretanha acabou sendo relacionada, na memória popular, à batalha. “Napoleão nunca colocou os pés em Waterloo – isso é um fato”, contou ao Wall Street Journal o historiador belga e ex-morador de Waterloo Bernard Coppers.
Uma forte chuva caiu sobre a região em torno de Waterloo na noite anterior à batalha. A artilharia de Napoleão era um de seus maiores trunfos, mas o imperador francês temia que as condições do terreno impedissem o avanço de seus homens, dos cavalos e das armas pesadas. Na expectativa de que o solo secasse, Napoleão esperou até o meio-dia para dar início ao ataque. Mas o atraso lhe custou caro, pois permitiu que o exército prussiano de Blücher se unisse à Grã-Bretanha antes de a França poder derrotar as forças de Wellington.
Posição em que Napoleão perdeu a guerra.
Usada normalmente quando uma pessoa está de quatro ou em posição “genupeitoral” (ajoelhado com a cara no chão, ou simplesmente de quatro ), a expressão existe na língua portuguesa e é atribuída à possível posição em que o general francês Napoleão Bonaparte se encontrava num momento de derrota. No entanto, não há comprovação histórica para o fato.
Sabe-se que o imperador sofria com hemorroidas, e atribui-se essa a posição que Napoleão ficou, pela crise e por não poder montar no cavalo.
Fontes:
sohistoria.com.br/waterloo
aventurashistoria.uol.com.br
seuhistory.com
google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário