“Conversa descuidada custa vidas” e “Mantenha a mãe, ela não é tão burra”: frases que se tornaram comuns na cultura britânica desde que foram criadas na Segunda Guerra Mundial, para lembrar aos cidadãos britânicos a importância de não vazar segredos - nem mesmo inadvertidamente. Inimigos da Grã-Bretanha. Aparecendo em uma série célebre de cartazes, eles faziam parte de uma ampla campanha anti-fofoca, que o governo britânico administrou durante a guerra. Um documento do gabinete secreto de 1940, de autoria de Sir John (mais tarde Lorde) Reith, que era então Ministro da Informação, fornece insights fascinantes sobre essa campanha, trazendo à luz várias iniciativas que, ao contrário dos famosos slogans, foram praticamente esquecidas. hoje.
A Europa na época da Segunda Guerra Mundial, estava repleta de espiões, e num momento desses todos são suspeitos e a discrição é uma das maiores virtudes.
As imagens e legendas dos oito cartazes de propaganda de Fougasse, “Careless Talk Costs Lives”, que faziam parte da campanha contra rumores e fofocas orquestrada pelo Ministério da Informação, são lembrados com carinho por milhões de pessoas que experimentaram a vida na Frente Interna. . Outros projetos humorísticos de Fougasse em tempo de guerra encorajaram o país a ser mais eficiente e produtivo; para economizar energia, papel e tempo. Um de seus rótulos de Economia de Combustível mostra Hitler e o Imperador Hirohito pulando de alegria, com a legenda "Interruptores ligados e torneiras ativas Fazem caninos felizes e japoneses alegres".
A campanha 'Careless Talk ...' teve uma grande influência nos cartazes anti-fofoca americanos, canadenses e australianos. As versões americanas incluíam as mais contundentes "Uma palavra descuidada ... Uma perda desnecessária" e "Uma palavra descuidada ... Outra cruz". Fougasse também era popular na França, e seus desenhos de 'Careless Talk' foram publicados na edição de 14 de fevereiro de 1940 do Paris-Soir. Durante sua vida, o trabalho de Fougasse era familiar para a nação através de seus desenhos animados para a revista Punch, cartazes de informação pública e prolíficos ilustrações de livros. Ele criou projetos para o metrô de Londres, sobre saúde pública e segurança nas estradas, a maioria dos quais ainda tem ressonância e relevância hoje.
O autor James Taylor analisa por que as mensagens nas ilustrações de Fougasse eram tão diretas e memoráveis, e por que ele escolheu o humor sobre o horror para transmitir sua mensagem. O livro é dividido em vários capítulos, abrangendo não apenas o trabalho de Fougasse em tempo de guerra e cartazes comparáveis de outros artistas de guerra, mas sua influência nas campanhas anti-fofocas no exterior, seus trabalhos de publicidade e ilustração e outros cartazes de informação pública.
Fontes:
cabinetroom.wordpress.com
nationalarchives.gov.uk/theartofwar
iwm.org.uk/collections/item/object/9810
bloomsbury.com/uk/careless-talk-costs-lives-
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