sexta-feira, 13 de julho de 2018

Olá, pessoal !


Hoje vamos falar dos pronomes possessivos.


Como o próprio nome diz, os pronomes possessivos indicam a posse.

Ex: A minha casa fica perto daqui.

minha é um pronome possessivo, pois indica de quem é a casa.


Os pronomes pessoas concordam em gênero e número com a coisa possuída e em pessoa com o possuidor.

Ex: Concordância em número:

Meu carro (singular)
Meus carros (plural)  

Ex: Concordância de gênero:

Meu lápis (masculino)
Minha caneta. (feminino)

Em pessoa com  possuidor:

(eu) Quebrei meu relógio.
(tu) Fizeste tua roupa?
(nós) Compramos nosso apartamento.



Quando o pronome possessivo determina mais de um substantivo, ele deverá concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo.

Vou lavar meu tênis e bolsa. (tênis, singular e masculino)

Peguei minhas roupas e mochila (roupas, plural e feminino)


NÚMEROPESSOAPRONOME
singularprimeirameu(s), minha(s)
singularsegundateu(s), tua(s)
singularterceiraseu(s), sua(s)
pluralprimeiranosso(s), nossa(s)
pluralsegundavosso(s), vossa(s)
pluralterceiraseu(s), sua(s)


Os pronomes possessivos nem sempre indicam posse. Podem ter outros empregos, como:

a) indicar afetividade. Por exemplo:

Não faça isso, minha filha.

b) indicar cálculo aproximado.Por exemplo:

Ele já deve ter seus 40 anos.

c) atribuir valor indefinido ao substantivo. Por exemplo:

Marisa tem lá seus defeitos, mas eu gosto muito dela.



Fontes:
mundoeducacao.bol.uol.com.br
soportugues.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...