quinta-feira, 5 de julho de 2018

Olá, pessoal !


Hoje vamos falar da derrota das forças nazistas para os russos na Segunda Guerra Mundial, um golpe fundamental para a derrota da Alemanha de Hitler na guerra.


Resultado de imagem para derrota do exercito nazista na Russia


A inércia dos países democráticos e o pacto de não-agressão celebrado entre União Soviética e Alemanha permitiram às forças desta anexar várias regiões da Europa, e o auge desta expansão seria a conquista da França, em junho de 1940. Até 1943, as vitórias se somavam, e por um momento pareceu que a vitória nazista era certa. Hitler, porém, desprezando os conselhos de seus generais, resolve atacar a União Soviética, que além de ter um vasto território, contava com um exército aguerrido, mesmo não sendo o mais bem equipado. A consequência mais drástica desta decisão foi o posicionamento da Alemanha em duas frentes ao mesmo tempo, o maior pesadelo de muitos oficiais germânicos. Tal decisão se provaria fatal para as ambições das forças nazistas, pois foi exatamente o Exército Vermelho quem abriria caminho até Berlim, terminando com a guerra na Europa e dando a vitória aos aliados.


Resultado de imagem para derrota do exercito nazista na Russia

A data importante nesta "virada de mesa" na guerra foi 31 de janeiro de 1943, quando as forças alemãs capitulam pela primeira vez em Stalingrado (atual Volgogrado), cidade soviética que quase durante um ano foi alvo de um implacável cerco das tropas alemãs. No fim, estes acabaram por se render ao exército vermelho soviético, acabando com uma sequencia incrível de vitórias alemãs até o momento.


Resultado de imagem para derrota do exercito nazista na Russia


A lenda do invencível exército dos super-homens arianos de Adolf Hitler caiu por terra, justamente pelas mãos dos soviéticos, povo que o Reich inclui em sua lista de Untermenschen, "subumanos". Para os alemães, a derrota após quase um ano de cerco e de seis meses de batalha irá se traduzir em um terrível golpe psicológico. Em contrapartida, para Josef Stalin, o êxito em Stalingrado é a prova da irrefutável vitória da Guerra Patriótica da terra-mãe Rússia.


Resultado de imagem para derrota do exercito nazista na Russia




Em crise desde junho de 1940, as relações germano-soviéticas beiram a ruptura em novembro. “Entre 1939 e 1941, a URSS desenvolvera consideravelmente seus armamentos terrestres e aéreos e reunira entre 100 e 300 divisões (ou seja, de 2 a 5 milhões de homens) ao longo ou nas proximidades de suas fronteiras ocidentais”. Em 22 de junho de 1941, o Reich lançou o ataque anunciado pelo cerco de suas tropas na Romênia. Alexander Werth fala de uma “derrota militar em 1941”, a qual foi sucedida (em 1942-1943) por um “sobressalto do regime e da sociedade”.


Resultado de imagem para derrota do exercito nazista na Russia


Porém, em 16 de julho, o general Doyen anunciou a Pétain, em Vichy, a morte da “Blitzkrieg”: “Se o III Reich obtém alguns sucessos estratégicos, a direção tomada pelas operações não corresponde, entretanto, à ideia que seus dirigentes têm. Esses não haviam previsto uma resistência tão tenaz do soldado russo, um fanatismo tão apaixonado da população, uma guerrilha tão poderosa pelas costas, perdas tão sérias, um vazio tão completo diante do invasor, dificuldades tão grandes de revitalização e de comunicações (...). Sem se preocupar com a alimentação do dia seguinte, o russo incendeia com lança-chamas suas colheitas, faz explodir cidades, destrói seu material de circulação, sabota suas explorações.

"A guerra chegou a Volgogrado no dia 23 de agosto de 1942. “Eu me lembro bem. Era um dia de sol e a cidade começou a ser bombardeada pelos alemães. Eles colocavam mais combustível nos aviões e voltavam pra lançar bombas em bairros residenciais, negócios... Muitas pessoas morreram. Dezenas de milhares iam morrendo pelas ruas. Em poucos dias, Stalingrado era uma cidade destruída”, conta Zoya Kornyakova., sobrevivente de Stalingrado.

"Dezenas de milhares iam morrendo pelas ruas. Em poucos dias, Stalingrado era uma cidade destruída"



Na Rússia, a Frente Oriental da Segunda Guerra Mundial é ensinada até hoje nos colégios como a “Grande Guerra Patriótica” (Великая Отечественная война, Velikaya Otechestvennaya voyna, no termo em russo). E é este o sentimento compartilhado pela maioria dos russos – a batalha de Stalingrado foi a defesa da Mãe-Pátria e uma prova de amor à terra natal.

Zoya gosta de cantar e relembra a música “Meninas lutadoras”, que homenageia as mulheres que lutaram na batalha de Stalingrado. “Eu tinha muitos planos, como toda criança, mas o maior sonho naquele momento era o mais básico de todos – viver em paz sob o céu e poder decidir o meu próprio destino”.


Resultado de imagem para derrota do exercito nazista na Russia


A partir desta derrota, inicia-se uma lenta onda de "expulsão" dos alemães território russo afora. A verdadeira abertura do “segundo front” se arrastou até junho de 1944, quando o exército vermelho passa a perseguir as tropas alemãs além da fronteira russa até dentro da Alemanha. A 30 de abril de 1945, o Reichstag é tomado pelo Exército Vermelho, (tendo à frente o general Zhukov, presente também na batalha por Stalingrado, poucos anos antes) que conquista de fato a cidade, muito à frente de americanos e britânicos. Essa "primazia irá implicar na implantação das “esferas de influência”, embrião da famosa cortina de ferro que prevaleceria durante toda a guerra fria, separando política e ideologicamente a Europa durante 45 anos.


Resultado de imagem para derrota do exercito nazista na Russia


Eslavos e judeus (1,1 milhão sobre 3,3) pereceram em Oradour sur Glane e nos campos. Os novecentos dias do cerco de Leningrado (julho de 1941- janeiro de 1943) mataram 1 milhão de habitantes de um total de 2,5, sendo “mais de 600 mil” durante a fome do inverno 1941-1942. No total, “1700 cidades, 70 mil vilas e 32 mil empreendimentos industriais foram arrasados”. Um milhão de Ostarbeiter (trabalhadores do leste) deportados para o Oeste foram esgotados ou anulados pelo trabalho, serviços dos SS e os “kapos” nos “kommandos” dos campos de concentração, minas e usinas dos Konzerne e nas filiais dos grupos estrangeiros – como a Ford, fabricante dos caminhões de 3 toneladas da frente Leste.

Resultado de imagem para derrota do exercito nazista na Russia

Em 8 de maio de 1945, a URSS exangue já havia perdido o benefício da “Grande Aliança” que havia imposto aos anglo-americanos a enorme contribuição de seu povo, sob armas ou não, para a sua vitória. O containment da “guerra fria”, sob a édige de Washington, poderia retomar com o cordão sanitário, primeira guerra fria que Londres e Paris haviam dirigido de 1919 a 1939.

Resultado de imagem para derrota do exercito nazista na Russia



A despeito de toda propaganda ocidental sobre o Dia D (desembarque de tropas aliadas na Normandia em 06 de junho de 1944), a verdadeira derrota das forças nazistas aconteceu em Volgrado, pelas tropas soviéticas, que depois disso perseguiram os nazistas até Berlin, e lá acabaram com a guerra.


Fontes:
diplo.org.br
infoescola.com
wikipedia.org
google.com.br
terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...