terça-feira, 3 de julho de 2018

Olá, pessoal !

Hoje vamos falar do predicativo do sujeito.





O predicativo do sujeito é o termo da oração que complementa e caracteriza o sujeito, atribuindo-lhe uma qualidade. Aparece apenas com o predicado nominal, juntamente com um verbo de ligação.

Exemplos de predicativo do sujeito:

Eu estou feliz.
Minha avó anda cansada.
Nós somos só duas.
Meu caderno é este.

Os verbos de ligação, também chamados de verbos não nocionais ou copulativos, ligam uma característica ao sujeito, indicando um estado. Não indicam uma ação realizada.

Exemplos de verbos de ligação: ser, estar, parecer, ficar, tornar-se, continuar, andar, permanecer,...
Como identificar o predicativo do sujeito?

A função de predicativo do sujeito pode ser desempenhada por:

Um adjetivo ou uma locução adjetiva:
Mariana parece ansiosa.
O pesadelo foi de assustar.

Um substantivo:
Roer as unhas é uma mania.
Milena foi o motivo da briga.

Um pronome:
A responsável é ela.
Meu carro é aquele.

Um numeral:
Somos vinte e quatro para almoçar.
Eles eram só três.

Uma oração substantiva predicativa:
O bom é que ela sempre foi bem comportada.
A dúvida era se seriam necessários mais ajudantes.

Fontes:
normaculta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...