Olá, pessoal !
Hoje vamos falar do romance "As vinhas da Ira" The Grapes of Wrath " , é um livr do escritor norte-americano John Steinbeck, publicado em 1939.
Esta obra recebeu o National Book Award e o Pulitzer de ficção, e foi citado com destaque quando Steinbeck recebeu o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1962.
Passado durante a grande depressão o romance centra-se nos Joads, uma família pobre de rendeiros expulsos da sua quinta no Oklahoma pela seca, por dificuldades econômicas, por mudanças na atividade agrícola e pela execução de dívidas pelos bancos forçando o abandono pelos rendeiros do seu modo de vida. Devido à sua situação desesperada e em parte porque estavam no meio do "Dust Bowl" (tempestade de areia nos anos 30) os Joads foram embora para a Califórnia. Junto com milhares de outros "Okies" (residentes ou nativos de Oklahoma), procuraram emprego, terra, dignidade e um futuro.
As Vinhas da Ira é com frequência lido nas aulas de literatura dos ensinos secundário e universitário norte-americanos devido ao seu contexto histórico e ao legado perdurável. Um célebre filme com o mesmo nome do livro, As Vinhas da Ira, com Henry Ford no principal papel e dirigido por John Ford, foi lançado em 1940.
A personagem principal, Tom Joad, regressa a casa saído da prisão e reencontra a sua família, já preparada para abandonar a sua terra, Oklahoma, no seguimento de um ano de colheitas ruinoso e também da premente ocupação da terra pelos donos originais e seu maquinário. Concluindo a impossibilidade de manter de pé a propriedade, não tiveram outra opção que não fosse abandoná-la e partir em busca de uma nova vida.
Com o pouco dinheiro que lhes resta, adquirem um velho caminhão e encetam uma viagem para oeste, até à Califórnia. Durante o percurso, a família cruza-se com outras que caminham na mesma direção e com a mesma intenção, seduzidos por promessas de trabalho e de bons salários.
No entanto, tais expectativas saem frustradas, pois à chegada apercebem-se que o trabalho que há é pouco e mal-remunerado, o que obriga a maioria dos emigrantes a viver em acampamentos temporários ao longo da estrada, sempre sujeita à exploração da mão de obra barata.
O nome do livro "As vinhas da Ira" foi uma sugestão da esposa de Steinbeck, Carol.
John Steinbeck
Faz referência a uma canção popular americana "The Batlle Hynn of the Republic" de Julia Ward Howe, quepor sua vez se inspirou numa passagem do Apocalipse 14 19:20
"E o anjo meteu a sua foice na terra, e colheu as uvas da terra, e lançou-as no grande lagar da ira de Deus. E as uvas foram pisadas fora da cidade, e saiu sangue do lagar que chegou aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios."
Em 2005 a Revista Time, inclui "As vinhas da Ira" como um dos cem livros mais importantes da literatura norte-americana.
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário