terça-feira, 31 de julho de 2018

Olá, pessoal !


Hoje vamos falar do cometa Halley.


Cometa Halley

Oficialmente conhecido como 1P/Halley.


O cometa foi descoberto oficialmente em 1696, pelo astrônomo inglês Edmond Halley.

Seu período orbital está entre 76 e 79 anos.

O primeiro registro que certamente era do Halley foi feito em 240 a.C., na crônica chinesa Registros do Historiador ou Shiji, que descreve um cometa que apareceu no leste e se moveu para o norte.O único registro de sua aparição em 164 a.C. foi encontrada em dois fragmentos de tábuas de argila da Babilônia, que hoje estão no British Museum.

A aparição de 87 a.C. foi registrada em tábuas babilônicas que dizem que o cometa podia ser visto "dia após dia", por cerca de um mês. Acredita-se que essa aparição esteja representada em moedas do reinado do rei Tigranes, o Grande da Armênia, onde é possível ver, de acordo com os autores, "uma estrela com uma cauda curva", que representaria a passagem do Halley em 87 a.C.. O rei teria visto o cometa passando perto do Sol em 6 de agosto daquele ano e para os armênios significaria uma nova era para o Rei dos Reis.

Astrônomos chineses registraram a aparição do cometa em 12 a.C. no Livro de Han, de agosto até outubro. Passando a apenas 0,16 UA da Terra em 12 a.C., alguns anos antes do alegado nascimento de Jesus Cristo, levou alguns teólogos e astrônomos a argumentar que o Halley poderia explicar a história bíblica da "Estrela de Belém". Outras explicações são uma conjunção planetária e outros cometas que teriam passado na data de nascimento de Cristo. Foi sugerido, em uma passagem do Talmude, uma aparição do Halley, de "estrela que aparece uma vez em setenta anos que faz errar os capitães dos navios." que seria a de 66 d.C.. A passagem é atribuída ao rabino Joshua ben Hananiah e esta é a única aparição a ocorrer enquanto o rabino esteve vivo.


Em 847, o cometa deve ter passado a apenas 0,03 UA da Terra, cerca de 5,1 milhões de quilômetros, a maior aproximação até hoje.  Sua cauda pode ter se alongado em um ângulo de 60° pelo céu. Há registros de astrônomos na China, Japão, Alemanha, Império Bizantino e Oriente Médio.

A passagem de 912 foi registrada nos Anais de Ulster, que registra aquele como: "um ano escuro e chuvoso, um cometa surgiu."
1066

A passagem do Halley em 1066, registrada na Tapeçaria de Bayeux.


Em 1066, o cometa foi visto na Inglaterra e considerado um presságio. Mais tarde, naquele ano, o rei Haroldo II morreu na Batalha de Hastings e o cometa foi considerado um mau presságio. 



Resultado de imagem para cometa halley em 1910

Na madrugada do dia 18 para 19 de maio de 1910, o cometa Halley visitou mais uma vez a Terra.

No ano, notícias divulgadas pela imprensa sobre um gás letal e venenoso presente na cauda do cometa, criaram um clima de pânico no mundo.

Resultado de imagem para cometa halley em 1910


A descoberta científica sobre a composição química dos cometas motivou uma série de superstições, especulações e até exploração comercial sobre o cometa Halley.

Mesmo com as tentativas para explicar que a passagem do cometa não poderia envenenar, houve quem se aproveitou da situação para vender máscaras para escapar dos gases; comprimidos que prometiam combater o veneno e até guarda-chuva como proteção.


Mas, o Halley passou e continuou sua órbita sem causar danos aos habitantes da Terra, que aproveitaram para fotografá-lo pela primeira vez.

Sua última aparição foi no ano de 1986, onde em certas regiões da Terra ele ficou visível até mesmo a olho nu. Ele deve voltar em 2061.



Fontes:
radioagencianacional.ebc.com.br
wikipedia.org
super.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...