segunda-feira, 23 de julho de 2018

Olá, pessoal !

Hoje vamos falar de um monumento histórico da antiguidade romana: A muralha de Adriano.

Resultado de imagem para a muralha de adriano




Durante o século II, Roma estava, como de costume, em expansão militar pelo continente europeu, conquistando novos territórios. Foi o imperador Adriano que percebeu a inviabilidade de manter a expansão do império em todas as direções. Para controlar as ameaças possíveis nas fronteiras já existentes, Adriano optou por interromper a expansão e manter o que já era de posse de Roma sob controle.

A Muralha de Adriano foi um reflexo dessa política do imperador de manter o controle do território romano já existente como forma de proteger o império de possíveis ameaças. Adriano ordenou a construção de uma muralha com uma estrutura defensiva capaz de prevenir contra as investidas militares de tribos que habitavam a região da Escócia, pois era a localidade que determinava o limite ocidental do Império Romano comandado por Adriano.


A Muralha de Adriano foi construída em pedra e madeira ao norte da Inglaterra e ficou pronta no ano 126. O resultado final representa a mais extensa estrutura construída pelo Império Romano, estendia-se por 118 Km. Seu projeto de construção determinava que cada centúria era obrigada a levantar sua parte da muralha, fazendo com que os próprios soldados das legiões romanas fossem os incumbidos diretos pela construção. A muralha foi finalizada apresentando 4,5 metros de altura e 2,5 metros de largura, sendo que ainda havia no seu topo uma estrada com um metro de largura para facilitar a comunicação e os transportes. A extensão da muralha era intercalada por torres de observação e quarteis para as tropas de guarnição.




Apesar de grande parte da Muralha de Adriano ter desaparecido em função de sucessivas retiradas das suas pedras por parte dos habitantes das redondezas e, muito depois, no século XVIII, para a construção de estradas, a preservação de uma boa parte se deve a John Clayton, um advogado que se tornou secretário municipal de Newcastle, em 1830.

Para evitar que agricultores da região retirassem as pedras da muralha, Clayton começou a comprar algumas propriedades que continham parte das muralhas e, aos poucos, foi conseguindo restaurar essas porções.



Após a morte de Clayton, em 1890, essas terras foram perdidas por seus familiares, devido a dívidas de jogo.

Mais de um século depois, em 1987, a Muralha de Adriano foi elevada a Patrimônio Mundial pela UNESCO. O English Heritage declarou que a considera "the most important monument built by the Romans in Britain". 

É possível ainda hoje visitar o que restou do monumento ao norte da Inglaterra fronteira com a Escócia. São 6 horas de carro de Londres, passando por Manchester e  Liverpool.


Vários filmes citam a muralha como " Rei Arthur" com Cliven Owen, e "Legião perdida" "The eagle" de 2011.



Hadrian's Wall

Hadrian´s Wall



Fontes:
infoescola.com.
wikipedia.org
oseculoxx.blogspot.com
mapadelondres.org/muralha-de-adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...